Conciliação: Mato Grosso do Sul obtém sucesso em valores acordados

Compartilhe

Com o trabalho realizado nas 54 comarcas participantes da Semana Nacional de Conciliação, o judiciário sul-mato-grossense obteve R$ 251.282.967,46 milhões de reais em 5.089 audiências realizadas em primeiro e segundo graus.

A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, em Mato Grosso do Sul, pelo terceiro ano consecutivo, foi coordenada pela desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges. Ela comemorou os números e lembrou que a meta de R$ 250 milhões foi superada, embora ainda faltem os resultados dos juizados especiais, que realizará audiências de conciliação até o dia 18 de dezembro.

Ela ressaltou que essa realidade é fruto do trabalho de equipe. “Esse resultado positivo é consequência do envolvimentos dos juízes, dos órgãos ligados à justiça e do apoio recebido do Tribunal de Justiça, em várias áreas”, ressaltou.

A desembargadora lembrou também o trabalho da comissão sempre presente, seja traçando metas, seja na forma de trabalho, seja realizando reuniões com entidades e instituições. “Não fizemos nada inovador, mas nosso plano de trabalho desenvolvido teve sua eficácia. Planejamento e execução com um resultado fantástico, principalmente se compararmos com outros estados que têm um volume processual superior ao nosso. Não há como negar que os resultados da Semana da Conciliação foram muito positivos”, concluiu.

Justiça Itinerante – O ônibus da Itinerante atendeu a população na Praça Ary Coelho, nos dias 4 e 11 de dezembro, quando mais de 20 pessoas, entre servidores, conciliadores e demais profissionais, estiveram no ônibus.

No Juizado Central, os juízes decidiram estender os trabalhos de conciliação. Desta forma, durante todo o mês, nos períodos matutino, vespertino e noturno serão realizadas audiências de conciliação, cujo intuito é resolver os conflitos que afligem a população que busca a solução dos respectivos problemas na Justiça.
 

Fonte: TJMS