A Câmara Permanente de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT18) realizou acordo resolvendo 350 processos, ainda não sentenciados, ajuizados na Vara do Trabalho de Ceres, interior goiano, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais em desfavor de importante empresa agrícola de produção de açúcar e álcool. A empresa fará o levantamento dos valores para a efetivação dos pagamentos em até seis parcelas. A negociação fez parte da Semana de Conciliação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, em parceria com as Justiças estadual, federal e trabalhista.
A Semana teve início nesta segunda-feira (07/12), nos dois primeiros dias de atividade na Câmara Permanente de Conciliação, o índice de acordo nas audiências em que as partes compareceram está chegando a 70%. O comparecimento das partes também está surpreendendo. No primeiro dia, dos 60 processos em pauta apenas 12 audiências não foram realizadas por ausência das partes. Foram firmados 35 acordos que resultaram no montante de cerca de R$ 200 mil negociados. Na manhã desta terça-feira (08/12), além dos 350 processos resolvidos outros 15 acordos foram realizados em 17 audiências.
A juíza do trabalho Alciane Margarida, que faz parte da Comissão Permanente de Conciliação no TRT goiano, considerou que “o comparecimento das partes e o índice de acordo está excelente e que as conciliações estão garantindo o pagamento quase que integral das dívidas trabalhistas em relação ao valor apurado em cálculo”.
O TRT da 18ª Região estabeleceu duas datas para cumprir o cronograma da Semana de Conciliação. A Câmara Permanente de Conciliação tem pauta programada até sexta-feira (11/12), quando deverão ser negociados outros 300 processos em grau de recurso. Em todas as 36 Varas do Trabalho, as negociações serão iniciadas nesta quarta-feira (09/12) e se estendem até o dia 15 de dezembro. A 2ª Vara do Trabalho de Goiânia antecipou todas as audiências já designadas para janeiro de 2010 para tentativa de acordo durante esse período.
Fonte: TRT18