Conciliação: 17 mil audiências agendadas em Minas Gerais

Compartilhe

A Semana da Conciliação em Minas Gerais já conta com mais de 17 mil audiências agendadas na Justiça Comum e nos juizados especiais. Participam também do movimento, os Juizados de Conciliação, as Centrais de Conciliação e a Central de Conciliação de Precatórios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A Semana em Minas foi aberta na última sexta-feira (04/12). Na programação, coletiva com a imprensa com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Resende, e do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Paulo Tamburini. Também houve assinatura de convênio com o Poder Executivo para agendamento de audiências do Juizado de Conciliação nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

As audiências de conciliação são realizadas durante todo o ano no Judiciário. No entanto, há ocasiões em que o esforço é intensificado, como ocorreu em setembro, em que foram conciliados processos distribuídos até dezembro de 2005, e, agora, em dezembro. Este ano, 151 comarcas mineiras aderiram à Semana da Conciliação, envolvendo 300 varas judiciais.

A conciliação é um meio amigável de resolver os conflitos. As decisões cabem aos envolvidos, e o conciliador atua como facilitador do acordo. Com a conciliação, evita-se o confronto na Justiça, que pode gerar processos caros e demorados. Já é a 4ª vez que o Tribunal de Minas participa do Movimento Nacional pela Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Fonte: TJMG