
Jose Edivaldo Rocha Rotondano

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
Data da Posse: 1.º de fevereiro de 2024
Santa Inês/BA
Data de nascimento: 9 de novembro
Formação Acadêmica
- Especialização em Direito Civil e Processual Civil (1995) Universidade Estadual de Santa Cruz – Faculdade de Ilhéus
- Graduação em Direito (1978-1983) Universidade Federal da Bahia – UFBA
- Conselheiro do CNJ – Biênio 2024-2026
- Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
- Integrante do Tribunal Pleno (2012 – 2023)
- Integrante da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2013 – 2022)
- Presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por duas vezes (2014-2015 e 2020-2021)
- Integrante da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2012)
- Integrante das Seções Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2016- 2022)
- Integrante da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2012 – 2022)
- Presidente da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2014)
Função Judicante
- Integrante do Tribunal Pleno (2012 – 2023)
Integrante da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2013 – 2022). - Presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por duas vezes (2014-2015 e 2020-2021).
Integrante da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2012). - Integrante das Seções Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2016 – 2022).
- Integrante da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2012 – 2022).
- Presidente da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (2014).
Função Administrativa
- Membro do Grupo de Trabalho instituído, no âmbito da Corregedoria Nacional de Justiça, para acompanhar o retorno ao trabalho presencial na Justiça (2023).
- Presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil – CCOGE (anuênio 2023).
- Membro do Grupo de Trabalho instituído, no âmbito da Corregedoria Nacional de Justiça, encarregado para elaborar estudos e propostas destinadas ao planejamento, à implantação e ao funcionamento do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (2022).
- Presidente do Fórum Fundiário Nacional das Corregedorias-Gerais da Justiça (2022).
- Corregedor Geral da Justiça do TJBA (biênio 2022-2024).
- Membro do Grupo de Trabalho instituído para aprimoramento do PJe (2021).
- Presidente do Grupo de Trabalho de Domicílio Eletrônico (2020).
- Presidente do Grupo de Trabalho instituído para definir e acompanhar as regras de negócio do sistema de business intelligence (2019-2023).
- Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (2019-2020).
- Presidente da Comissão Especial do Concurso Público para o cargo de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça da Bahia (2018).
- Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (2017-2019).
- Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (2016).
- Membro e Presidente da Comissão para realização de estudos destinados a adequar o Regimento Interno do TJBA ao novo Código de Processo Civil (2015).
- Membro e Presidente da Comissão de Segurança do TJBA (2014).
- Membro da Comissão Especial e Temporária para apresentar propostas de alteração da Lei de Organização Judiciária do Estado e Regimento Interno do TJBA ( 2013).
- Membro da Comissão de definição do perfil profissiográfico para cargo de juiz substituto (2012).
- Presidente da Comissão de Concurso Público de provas e títulos para outorga de delegação das serventias extrajudiciais do Estado da Bahia (2012).
- Medalha da ‘Comenda Ministro Prado Kelly’, outorgada pelo Governo Municipal de Itagimirim, Estado da Bahia, em 2023.
- Títulos de cidadão dos municípios de Porto Seguro, Camaçari, São Francisco do Conde, Itagimirim, Salvador e Mata de São Joao, concedidos pelas respectivas Câmaras Municipais;
- Medalha de ‘Honra ao Mérito Décio Antônio Erpen’, outorgada pelo Colégio
Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), em 2022. - Medalha “22 de Abril”, outorgada pelo Poder Legislativo Municipal de Porto Seguro, Estado da Bahia, em 2022.
- Medalha da ‘Aviação Policial Militar da Bahia’, outorgada pelo Ten Cel PM Wolney, Comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER), em 2022.
- Medalha da ‘Honra ao mérito – Comenda Firmino Alves’, outorgada pelo município de Itabuna, em 2019.
- Medalha Comemorativa dos “25 anos da Ouvidoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA)”, outorgada pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em 2019.
- Medalha do ‘Mérito da Magistratura – 410 anos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia’, outorgada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em 2019.
- Medalha “Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca”, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em 2019.
Medalha do “Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Francisco Peçanha Martins”, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em 2019. - Medalha de ‘Mérito Policial Militar’, outorgada pela Policia Militar do Estado da Bahia, em 2018
- Medalha da ‘Comenda Dois de Julho’, outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, em 2018.
- Medalha da ‘Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa”, outorgada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Quinta Região – TRT5, em 2017;
- Medalha do ‘Mérito Acadêmico Eleitoral’, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, em 2017.
- Medalha do ‘Mérito Eleitoral do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais – Ministério Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto’, outorgada pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais – COPTREL, em 2017.
- Medalha do “Mérito Judiciário do Estado da Bahia”, outorgada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em 2012.
- Medalha Comemorativa do “IV Centenário do Ministério Público Brasileiro”, outorgada pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia, em 2009.
- Medalha da ‘Honra ao Mérito’, outorgada pelo Ministério Público do Estado da Bahia.
Notícias relacionadas


Judiciário se mobiliza para atuar em soluções de conflitos fundiários na Amazônia Legal
12 de maio de 2025
08:30

Justiça de Transição e desaparecimento forçado são temas de evento internacional do CNJ
15 de abril de 2025
09:52

Mentes Literárias: juízes e juízas debatem acesso à cultura no sistema prisional
1 de abril de 2025
11:48