Comissão da unificação de tabelas se reúne em Porto Alegre

Compartilhe

Representantes dos Tribunais de Justiça do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo que fazem parte da comissão de unificação de tabelas e classes processuais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participam nesta quinta-feira (13/07) de encontro em Porto Alegre (RS) para a definição das tabelas de classe.

Esta ação é a conclusão da primeira etapa dos trabalhos da comissão, que depois irá se debruçar sobre as tabelas de assuntos e, em seguida, sobre as tabelas de procedimentos.

Atualmente, não existe um sistema único de classificação, o que implica em retrabalho, demoras e aumento de custos. A unificação propõe a padronização dos processos jurídicos brasileiros, dando a todos a mesma nomenclatura. Estabelecer um padrão pode melhorar a análise dos processos, de informações, dos dados coletados e a produção de estatísticas.

Segundo Almir Cordeiro Junior, diretor de apoio institucional do TJ-ES e coordenador do projeto de Justiça Virtual no estado, a criação dessas tabelas é de suma importância para o Judiciário brasileiro. "A unificação de tabelas e classes processuais é crucial para a Justiça, inclusive para a implementação do processo virtual", diz.  

Os participantes do encontro se reúnem a partir das 9h, na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O trabalho se estende até a tarde de sexta-feira (14/07). O próximo encontro do grupo será na sede do CNJ, em Brasília, no dia 7 de agosto.