Uma comissão formada pelos juízes Angela Cristina Celestino de Oliveira, diretora do Fórum de Guarapari, Sérgio Ricardo de Souza, presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) e Augusto Passamani Bufulin, assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), além José de Magalhães Neto, secretário geral desta Corte, vai analisar medidas de desburocratização dos processos internos do Judiciário e apresentar um relatório em 30 dias à Presidência.
A medida foi anunciada pelo presidente do TJ, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, após ouvir o pronunciamento da própria diretora do Fórum de Guarapari, juíza Angela Cristina, durante a última audiência pública do orçamento participativo 2013, realizada no Palácio da Justiça no último dia 27. De acordo com o Presidente, a questão da burocracia interna será incluída no banner “Nossos problemas” do Portal do Tribunal.
A juíza Angela Cristina fez uma série de reclamações sobre entraves burocráticos para resolver pequenos problemas nos fóruns, levando muitas vezes os próprios magistrados a fazerem compras com seus próprios recursos para atender a demandas do Judiciário. E justificou a sua manifestação: “Vim aqui, presidente, porque sabia que o senhor estaria aqui para me ouvir”.
Todas as informações levantadas durante as cinco audiências públicas do orçamento participativo 2013 – em Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e Vitória -, além das sugestões enviadas pelo site do Tribunal estão sendo sistematizadas pela assessoria de planejamento e gestão estratégica da Presidência. Até o final de agosto, o orçamento do Judiciário para 2013 tem que ser enviado ao Poder Executivo.
Do TJES