Começa o curso de pós-graduação para juízes do Maranhão

Compartilhe

O curso de pós-graduação "Capacitação em Poder Judiciário" para juízes estaduais do Maranhão foi iniciado nesta sexta-feira (13/06), na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmam), em São Luís (MA).

O curso de pós-graduação "Capacitação em Poder Judiciário" para juízes estaduais do Maranhão foi iniciado nesta sexta-feira (13/06), na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmam), em São Luís (MA). O lançamento do primeiro MBA da magistratura maranhense foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Raimundo Freire Cutrim.

Também foi assinado o convênio que viabilizou o curso, resultado de parceria entre o Tribunal, a Fundação Getúlio Vargas e a Vale. Ao todo, 45 alunos estão inscritos no MBA, dos quais 39 juízes estaduais, três juízes trabalhistas e três advogados da Vale. No total, o curso "Capacitação em Poder Judiciário" contará com 24 disciplinas, com carga horária de 360 horas, distribuídas em 18 meses.

Expectativas – O juiz Alexandre Lopes de Abreu, da 1ª Vara da comarca de Coroatá, ressalta o empenho da Esmam em trabalhar pelo aperfeiçoamento do magistrado e disse que espera que a pós-graduação traga informações úteis para o cotidiano da atividade. "A gestão jurisdicional poderá dotar os juízes de conhecimentos para melhor administrar suas atividades e qualificar a prestação jurisdicional".

Responsável por "O juiz e a ética", primeira disciplina do curso, o professor-doutor José Ricardo Cunha afirma que um dos aspectos a ser trabalhados nesse módulo é o diálogo entre o pensamento ético e a tradição jurídica. "Ou seja, como se deve estabelecer esse diálogo no momento em que o magistrado vai decidir", explica. Cunha é o também coordenador do mestrado em Poder Judiciário da Escola de Direito da FGV do Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TJMA