Começar de Novo: Parceria entre Fiesp e CNJ vai capacitar egressos do sistema penitenciário

Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, firmou, nesta terça-feira  (17/11), uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para dar formação profissional e oportunidade de emprego a egressos do sistema penitenciário paulista. Pelo acordo de cooperação técnica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo vai proporcionar cursos profissionalizantes a ex- presos na área da construção civil. De acordo com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o foco será formar profissionais na área da construção civil, como: pedreiros, carpinteiros, pintores e armadores.  “Vamos aproveitar esse momento oportuno de obras e de construção. Há mercado de trabalho nessa área e existe a possibilidade de encaminharmos essas pessoas às empresas construtoras”, disse Skaf.

A parceria faz parte do Projeto Começar de Novo, do CNJ que tem o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de recolocação, no mercado de trabalho e na sociedade, dos presos libertados após o cumprimento de penas.   De acordo com o ministro Gilmar Mendes,”se não houver uma política consistente no que diz respeito à reinserção social, haverá um alto índice de reincidência no mundo do crime. Por isso parcerias como essa são tão importantes”.  Também participaram da cerimônia de assinatura da parceria, o corregedor  nacional de justiça, ministro Gilson Dipp, o secretário-geral do CNJ, Rubens Curado e os  conselheiros do CNJ,Jefferson Kravchychyn e Morgana Richa. 

A campanha institucional do projeto Começar de Novo está sendo veiculada gratuitamente nas emissoras de rádio e televisão de todo o país desde o início deste mês. As peças  publicitárias em áudio e vídeo estão disponíveis no canal do CNJ no Youtube ( www.youtube.com/cnj ). Com o slogan “Errar é humano. Ajudar quem errou é mais humano ainda”, a campanha será dividida em duas  fases para abordar a importância e os benefícios de oportunidades de emprego para melhorar e modificar a vida dos ex-detentos. A primeira, que está no ar, vai até dia 27 de novembro e a segunda, de 13 de dezembro a 12 de janeiro, que mostrará o dilema: optar entre o trabalho ou o retorno ao crime.

 

AE /SR

Agência CNJ de Notícias