Começar de Novo: empresas Catarinenses contribuem com manutenção do programa

Compartilhe

O Judiciário catarinense e empresas da região estão ajudando na manutenção do programa Começar de Novo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até o momento, 14 empresas se cadastraram no portal de oportunidades do CNJ (https://www.cnj.jus.br/comecardenovo/index.wsp), que oferece vagas de trabalho e cursos de capacitação a presos, egressos e menores em conflito com a Lei. Com o cadastro das empresas, 265 postos de trabalho foram preenchidos e existem cinco vagas disponíveis nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Lages.

 

Além dos postos de trabalho, as empresas parceiras do programa Começar de Novo também desenvolvem projetos de reinserção social dentro dos presídios. Exemplo disso é o Projeto Instituto Terra, que funciona no presídio de Florianópolis. Lá, os presos confeccionam material gráfico utilizando papel reciclável e são remunerados pelo seu trabalho. Outra atividade voltada à ressocialização dos presos é o serviço oferecido pela Associação Cultural, Social e Terapêutica (Acustra) da região de Amurel. A entidade oferece gratuitamente assistência psicossocial aos apenados e seus familiares.

De acordo com o coordenado do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do estado, juiz Julio Cesar Ferreira de Melo, a Coordenadoria de Execução Penal e da Infância e Juventude do estado está propondo outros projetos direcionados à assistência social dos presos e familiares. Segundo ele, a coordenadoria estuda firmar convênio com instituições de ensino para instalar unidades de assistência judiciária gratuita no sistema carcerário e nas unidades de internação de menores. Além disso, o magistrado informa que a Secretaria de Justiça e Cidadania de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) deverão firmar convênio para oferecer cursos de capacitação profissional aos presos.

Atualmente, o Portal de Oportunidades do CNJ possui 1.039 postos de trabalho disponíveis para presos, egressos e cumpridores de medidas socioeducativas. Para cursos de capacitação, estão disponibilizadas 20 vagas. Os interessados em participar do Começar de Novo podem entrar em contato com o Conselho pelo endereço: comecardenovo@cnj.jus.br. As vagas oferecidas aos presos são preenchidas em cada estado com a colaboração de conselhos comunitários e do Poder Judiciário.

Confira abaixo as vagas disponíveis em SC:

Vagas

1 Revestidor de móveis de madeira BLUMENAU – SC 
1 Vendedor de jornais e revistas ITAJAI – SC 
1 Atendente central telemarketing LAGES – SC 
1 Marceneiro  FLORIANOPOLIS – SC 
1 Auxiliar de marceneiro FLORIANOPOLIS – SC 

Contato: TJSC – ANTÔNIO SILVA
Telefone: (48) 3287-2581

EN/MM
Agência CNJ de Notícias