Portuguese PT English EN Spanish ES
. . . . . .
Comarca de Barra do Bugres (MT) receberá PJe no dia 16

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) será instalado no próximo dia 16 de julho (segunda-feira) na Comarca de Barra do Bugres (168km a médio norte de Cuiabá). Equipe da Coordenadoria da Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizará treinamento com os servidores e advogados da comarca nos próximos dias 11, 12 e 13 (quarta, quinta e sexta-feira). Os certificados digitais dos servidores e magistrados já foi emitido. De acordo com o plano de expansão da TI, no segundo semestre a instalação ocorrerá em outras unidades, como a Turma Recursal Única e varas especializadas em família e sucessões de Cuiabá.

O gerente de Sistemas Judiciários do TJMT, Gustavo Piccin explicou que a comarca não tinha estrutura de comunicação, mas agora está tudo pronto para o funcionamento da ferramenta. “Faltava estrutura de comunicação com o Juizado Especial, distante cerca de 5 km do fórum da comarca. O TJMT realizou a licitação para a compra de fibra ótica e já foi disponibilizado o acesso à internet, essencial para o funcionamento”, destacou o gerente, que ainda informou que a escolha da unidade se deu em decorrência de não haver qualquer mecanismo eletrônico para o processamento dos feitos judiciais.

A juíza diretora do fórum e responsável pelo Juizado Especial da comarca, Joseane Carla Viana Quinto salientou que existem atualmente cerca de 700 processos entre cíveis e criminais no Juizado Especial e que todos os usuários estão ávidos pelo início dos trabalhos de forma virtual.

“Todos estão animados, não tínhamos nem mesmo o sistema Apolo na comarca. Quando o Juizado Especial foi instalado aqui, optou-se pela proximidade com a comunidade carente. Por um lado foi muito bom, por outro tivemos dificuldades de comunicação. A gestão do desembargador Rubens conseguiu instalar esta ferramenta, que considero o melhor avanço da comarca. Estaremos preparados para utilizá-la”, ponderou a magistrada.

O procedimento eletrônico facilita o trâmite processual. As partes podem consultar os processos on line, ganhando tempo e reduzindo gastos com papel e tonner, por exemplo. O sistema veio justamente para quebrar paradigmas, mudar conceitos e promover a celeridade do trâmite processual.

Do TJMT

A
Fechar Menu