CNJ reúne-se com o Judiciário de PE para apoiar cooperação

Compartilhe

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre os diversos órgãos judiciários, o Conselho Nacional da Justiça (CNJ) vai promover em Pernambuco uma reunião sobre o Sistema de Cooperação Judiciária. O evento acontece na próxima sexta-feira (26), às 10h, no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra.

O sistema consiste numa rede nacional que vai integrar todos os tribunais do país e oferecer ferramentas para a melhoria da comunicação entre a Justiça e os demais operadores do processo judicial. A implantação da cooperação entre os tribunais é uma atuação administrativa, como prevê a Recomendação nº 38 do CNJ. A recomendação determina que todos os tribunais adotem mecanismos de trabalhos simultâneos, como a criação dos Núcleos de Cooperação Judiciária e a figura do juiz de cooperação.

A reunião vai contar com a presença do presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do CNJ, conselheiro Ney José de Freitas, e do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes. Participarão do evento desembargadores e juízes de todos os tribunais com sede em Pernambuco: Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, além de representantes da Justiça Federal.

Fonte: TJPE