O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia, nesta semana, mais uma etapa do seu Programa Integrar. Uma equipe de juízes e funcionários do CNJ esteve, nesta quarta-feira (22/07), nas cidades do Novo Gama e Águas Lindas do Goiás para organizar o cronograma de trabalho do programa, cujas atividades iniciarão nesta quinta-feira (23/07). O objetivo é identificar e propor melhorias nas Varas localizadas no município, além de desenvolver atividades para aprimorar o funcionamento da Justiça nos Estados, voltadas para modernização, tecnologia da informação e da comunicação, capacitação, prática e organização cartorária com o intuito de aperfeiçoar as rotinas de trabalho do Judiciário e agilizar a tramitação de processos. Neste primeiro dia de trabalho, a equipe ficará no Fórum do Novo Gama.
De acordo com a coordenadora do Programa Integrar, a juíza auxiliar da presidência do CNJ Maria da Conceição da Silva Santos, o foco principal do trabalho no Novo Gama é aprimorar o funcionamento dos cartórios das Varas após avaliação dos fluxos de trabalho e realizar o saneamento das unidades com propostas de soluções de gestão.
Também estão previstos treinamentos junto aos servidores do Judiciário que trabalham na área e a continuidade da articulação que já vem sendo feita com diversas entidades – tais como Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público, Polícia Civil e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras, para desenvolver ações de prevenção da violência que permitam o ingresso de menor número de processos na Vara criminal.
Conforme explicou a coordenadora, a idéia é fazer com que, a partir das ações a serem observadas em um determinado bairro, o trabalho passe a ser replicado nos demais bairros do município e, em conseqüência, nas outras cidades da região do Entorno. A equipe do CNJ e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) ficará no Novo Gama até o dia 7 de agosto e poderá retornar ao Entorno do DF nos próximos meses. O Programa Integrar já foi realizado no Piauí e no Maranhão onde implantou ações de modernização da gestão do Judiciário nos dois estados. A equipe seguirá, ainda neste semestre, para Alagoas.
HC/SR
Agência CNJ de Notícias