CNJ dá início ao programa Justiça ao Jovem em unidades paulistas

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

Começam nesta segunda-feira (08/08) as visitas de equipes de juízes e técnicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a unidades de internação para adolescentes em conflito com a lei no Estado de São Paulo, dentro do programa do Conselho intitulado “Justiça ao Jovem”. O programa tem o objetivo de verificar, em todo o país, a forma com que as medidas socioeducativas de internação são executadas, bem como as condições físicas e pedagógicas das unidades que recebem jovens infratores.

O trabalho terá duração de duas semanas em toda capital paulista e Região Metropolitana. As visitas serão realizadas por um total de sete equipes do CNJ que deverão visitar, pelas próximas duas semanas, 58 unidades de internação da grande São Paulo. Em setembro, as mesmas equipes seguem para o interior paulista para percorrer as outras unidades – o que deverá ocorrer até outubro.

Segundo a Fundação Casa, órgão que administra o sistema em São Paulo, existem no Estado 139 unidades de internação – que oferecem um total de 8.234 vagas. Aproximadamente, 8.300 jovens cumprem, atualmente, medidas de internação nestas unidades. São Paulo é o último Estado brasileiro a ser visitado pelo programa. Após concluir as verificações, o CNJ publicará um relatório nacional, com todas as impressões obtidas nas unidades de internações de adolescentes no país.

Entrevista coletiva – “Estamos trabalhando com o tipo de serviço que as unidades prestam. Se apontarmos os erros e o que pode ser feito para melhorar o sistema, teremos uma mudança no tratamento desses jovens”, afirmou o coordenador do trabalho, o juiz auxiliar do CNJ Reinaldo Cintra Torres de Carvalho.  O magistrado concederá entrevista à imprensa nesta terça-feira (09/08), às 16h, no auditório do prédio do Departamento da Infância e Juventude (Deij), na  rua Piratininga, n. 105. Nestes dois primeiros dias, serão visitados estabelecimentos do bairro paulistano do Brás.

Serviço
Entrevista coletiva sobre Programa Justiça ao Jovem em SP
Data: Terça-feira (09/08)
Local: Auditório do prédio do Departamento da Infância e Juventude (Deij) – rua Piratininga, n. 105, térreo, São Paulo/SP.
Horário: 16h

Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias