Cidadania e Justiça: solenidade de abertura do programa em 2011

Compartilhe

O Programa Cidadania e Justiça na Escola realiza solenidade de abertura, que marca o início das atividades para o ano de 2011, hoje, quinta-feira, 9/6. O evento acontece no Auditório Sepúlveda Pertence do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, às 9h30. A expectativa para este ano é atingir 30 mil crianças, inclusive de escolas rurais. Neste ano o programa completa 11 anos de efetiva aplicação no Distrito Federal. Desenvolvido pela Associação dos Magistrados do DF (AMAGIS-DF), em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o programa é uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e foi encampado por diversas Associações de Magistrados e Tribunais de Justiça do país, que realizaram convênios com as Secretarias de Educação de seus Estados.

O Programa promove encontros entre magistrados, alunos e professores do 5º ano (antiga 4ª série) do ensino fundamental, onde são discutidas de maneira didática questões relativas à cidadania, à ética e à justiça, tudo isso por meio de uma cartilha, em formato de história em quadrinhos.

Coordenado pela Juíza Léa Martins Sales, o Programa conta com a colaboração de diversos magistrados do Tribunal e integra, ainda, projeto institucional do Tribunal que visa dar cumprimento à Meta 4 do Poder Judiciário para 2011: implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

O programa, desde 2010, proporciona visitas ao Fórum de Brasília para os estudantes assistirem a palestras e conhecerem o Espaço Memória Desembargadora Lila Pimenta Duarte, que conta um pouco da história e trajetória da justiça do DF.

Fonte: Assessoria de Comunicação de TJDFT