O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) de Porto Alegre realizou, durante os dias 16/8 e 1º/9, 340 audiências de conciliação sobre contratos do SFH. Dessas, 125 resultaram em acordos, num total de R$ 7.406.028,14 negociados. Ao todo, 178 processos foram extintos.
Na conciliação, as partes dialogam em busca da melhor solução para ambos. Por isso, além de proporcionar economia de recursos e agilidade na resolução dos conflitos, conciliar é uma forma de levar justiça e paz social à população. Atualmente, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul conta com seis Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon): Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Rio Grande.
Palmeira das Missões – Nos dias 30 e 31/08, magistrados e servidores da Vara Federal de Carazinho (RS) deslocaram-se cerca de 100 km para levar a Justiça aos moradores de Palmeira das Missões (RS). Na ocasião, foram realizadas 56 audiências de conciliação relativas a contratos do FIES (financiamento estudantil), num total de 25 acordos fechados, 33 contratos regularizados e R$ 609.748,77 negociados.
Além disso, a oportunidade de negociar diretamente com a Caixa permitiu aos interessados efetuar propostas que foram registradas em ata e podem resultar, já nos próximos dias, na celebração de novos acordos. Segundo os magistrados e servidores envolvidos no processo, atuar na conciliação é bastante satisfatório, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Para o analista judiciário Pedro Amadeo Brueckheimer “a grande recompensa de quem participa ativamente de uma mesa de conciliação é poder testemunhar ao vivo as pessoas recuperarem a esperança no amanhã, justamente pela perspectiva concreta do exercício pleno de uma liberdade que desde muito havia se perdido.”
Fonte: TJRS