Ceará – Projeto se expande em vários municípios

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

Em Meruoca e Poranga, duas cidades que distam cerca de cinco horas de Fortaleza, o Projeto Pai presente tem rendido bons frutos. Em Meruoca, no mês de abril, foram realizadas audiências de conciliação para reconhecimento espontâneo de paternidade ou a realização de exame de DNA, após uma campanha amplamente divulgada nos meios de comunicação para a comunidade. Foram realizadas 50 audiências, com seis exames de DNA, possibilitando 26 reconhecimentos voluntários de paternidade e sete acordos de pensão alimentícia.

Já em Poranga, em maio, foram identificados pelo Censo Escolar 282 estudantes na cidade que não tinham o nome do pai em seus registros civis. A comarca realizou um mutirão do pai Presente que resultou em 24 reconhecimentos espontâneos de paternidade e 23 reconhecimentos após a realização de exame de DNA.

Em Poranga, outras situações foram encontradas, como, por exemplo, a de 9 estudantes que já haviam sido adotados e 13 que tinham o suposto pai falecido, não tendo interesse na investigação. Na comarca há ainda 12 procedimentos em andamento na tentativa de localizar os pais nos endereços fornecidos pelos responsáveis.

Luíza de Carvalho e Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias