Foram prorrogadas para o dia 1º de dezembro as inscrições para o Casamento Comunitário em São José de Ribamar, no Maranhão. De acordo com a juíza Teresa Cristina Mendes, diretora do fórum de Ribamar, a prorrogação foi motivada pela grande procura da comunidade. O cadastro dos noivos pode ser feito no cartório do 2º Ofício, em horário de expediente, e também aos sábados. A previsão é que mil casais se habilitem para a cerimônia, marcada para o dia 14 de dezembro.
Uma outra novidade é que as inscrições agora estão abertas a casais da Ilha de São Luis, ou seja, dos municípios maranhenses de Raposa, Paço do Lumiar, Ribamar e São Luis. Para fazer a inscrição, o casal deverá portar cédula de identidade, certidão de nascimento e CPF. Se divorciado, levar a certidão de casamento com averbação do divórcio (original), identidade e CPF.
Caso os noivos sejam viúvos, são necessárias as certidões de casamento e de óbito (original), identidade e CPF, além do comprovante de residência. Este será o terceiro casamento comunitário da comarca. O primeiro ocorreu em 2005, com 1.472 casais. O segundo casamento, que teve menos investimento e divulgação, aconteceu em 2006, e contou com a participação de 410 casais.
A divulgação do III Casamento Comunitário de Ribamar ocorre na sede municipal e localidades rurais, por meio de bicicletas de som, rádios e igrejas evangélica e católica – cujos representantes estão sempre em contato direto com os moradores.
Para auxiliar na inscrição dos casais, a Corregedoria Geral da Justiça disponibilizou um veículo para viagens às comunidades mais carentes de Ribamar. O casamento é coordenado pela Comarca de São José de Ribamar, em parceria com a prefeitura e empresários. A cerimônia está marcada para a Praça da Igreja, no horário das 17 horas.
Da CGJ/MA