Casa de Justiça e Cidadania do Piauí promove mostra de cinema

Compartilhe

Nesta terça-feira (13/10), às 20h, em Teresina, inicia a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, como parte da programação da Casa de Justiça e Cidadania do estado. A mostra é promovida pelo Centro Nacional de Cultura e Justiça (CenaJus), com sede em Teresina (PI), e pela Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude do Piauí. O projeto das Casas de Justiça e Cidadania é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e prevê a utilização de espaços físicos do Judiciário para prestar serviços à sociedade por meio de cursos, palestras e oficinas. O objetivo é levar aos cidadãos brasileiros acesso aos seus direitos por meio do trabalho voluntário e de parceria com a sociedade.

 

A mostra no Piauí, que vai até o dia 19 próximo, é dedicada aos vídeos que abordam questões referentes ao tema produzidas nos países sul-americanos. Na cerimônia de abertura, será exibido o documentário Corumbiara, de Vincent Carelli, que conta o que ficou da história do massacre a indígenas na cidade de Corumbiara (RO) ocorrido em 1985.  A abertura ocorrerá no local da  Mostra, na Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários, em Teresina. 

A exposição é realizada em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com a produção da Cinemateca Brasileira e patrocinada pela Petrobrás. Para mais detalhes sobre a programação, acesse o site www.cenajus.org .

Dia da Criança – Nesta segunda-feira (12/10), o Dia da Criança foi comemorado na Casa de Justiça e Cidadania com apresentações musicais e brincadeiras com a participação das crianças da Casa Savina Petrilli, entidade beneficiada pelas ações do  Cenajus. Cada uma das crianças recebeu um brinquedo ofertado pelos “padrinhos”, magistrados estaduais e federais, promotores de Justiça, servidores do Judiciário e outros colaboradores do Cenajus.

Durante o evento a Corregedoria Geral da Justiça, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Social do Comércio (SESC) assinaram protocolos de intenções com o objetivo de oferecer assistência odontológica, cursos técnicos para adolescentes e jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo do Adolescente (CASA) e a inserção destes jovens no Programas Jovem Aprendiz e Jovem Cidadão.

 

RA/SR

Agência CNJ de Notícias