Casa de Justiça do AP já tem mostra cultural

Compartilhe

O Centro de Justiça e Solidariedade do Amapá, nome que recebeu a instalação, naquele Estado, do projeto “Casas de Justiça e Cidadania”, realiza nos próximos 15 dias a exposição intitulada “Expedição ao Rio Jarí”, voltada para a preservação do meio ambiente. O centro foi inaugurado na última semana, nas dependências do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em Macapá, pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e já começa a definir a sua programação para os próximos meses.

 Segundo a diretora da secretaria administrativa do TRF1, Normaci Carvalho, uma das responsáveis pelo trabalho, a exposição abriga peças e artefatos do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque – reserva indígena localizada no Amapá – que foram cedidos pelo chefe da reserva indígena, Cristoph Jaster. As fotos são de autoria pelo fotógrafo Zig Kock. Neste primeiro evento, a “Casa” pretende trabalhar com crianças e já está encaminhando ofícios às escolas para que organizem grupos de alunos para visita à exposição. “A idéia é estimular as crianças sobre questões como a preservação do meio ambiente e demais temas. Em paralelo, pretendemos explicar qual o papel da Justiça Federal”, afirmou a diretora.

 O projeto “Casas de Justiça e Cidadania” foi lançado pelo CNJ em dezembro passado. Consiste na implementação de centros de voluntariado voltados para o desenvolvimento de ações comunitárias e destinadas a solucionar problemas dos cidadãos e, dessa forma, deixá-los mais próximos do Poder Judiciário e da cultura jurídica brasileira. O intuito é aproveitar as ações sociais que já existem e buscar novas iniciativas, utilizando o espaço físico dos tribunais, tanto para promover assistência judiciária, como também prestar informações sobre serviços públicos, oferecer cursos profissionalizantes e palestras direcionadas para a cidadania e o desenvolvimento social. 

 Já estão em funcionamento três “Casas de Justiça e Cidadania”: a de Montes Claros (MG) – a primeira instalada pelo programa, a de Teresina (PI) e, desde o último dia 20 deste mês, a do Amapá. O CNJ tem programadas as instalações de outras duas: as de Florianópolis e Camburiú (SC), no próximo dia 18 de maio. Posteriormente, será a vez da abertura da “Casa” de Planaltina, no Distrito Federal.

 

HC/SR

 Agência CNJ de Notícias