O Movimento pela Conciliação, de iniciativa do CNJ, prevê a realização de uma série de treinamentos para magistrados e conciliadores ao longo deste ano. Só para o primeiro semestre de 2007 já estão programados pelo menos oito cursos. O Movimento pela Conciliação, de iniciativa do CNJ, prevê a realização de uma série de treinamentos para magistrados e conciliadores ao longo deste ano. Só para o primeiro semestre de 2007 já estão programados pelo menos oito cursos. Os eventos de capacitação têm o objetivo de difundir, nos tribunais, a prática da resolução de conflitos por meios pacíficos. Os cursos previstos neste semestre se realizam em Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo e Goiás. Outro curso ainda não tem local definido, devendo se realizar no Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina.
Segundo conselheiro Eduardo Lorenzoni, que coordena o Movimento juntamente com a conselheira Germana Moraes, “a implementação de cursos de conciliação, mediação e capacitação em todo o país dará mais autonomia aos tribunais, fazendo-os continuar a iniciativa por conta própria”.
Em Porto Alegre, nos dias 22 e 23 de março, ocorre o Seminário sobre Técnicas de Conciliação, que abordará o tema "Análise qualitativa de processos autocompositivos: breves apresentações de modelos existentes". O evento, promovido pela Escola da Magistratura do TRF da 4ª Região (Emagis), tem o apoio da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs) e é dirigido a magistrados e a servidores do próprio tribunal. Eventuais interessados de outros órgãos podem solicitar participação pelo e-mail emagis@trf4.gov.br ou pelos telefones 51 3213 3040 ou 51 3213 3041.
Nos dias 29 e 30 de março, em São Paulo, realiza-se o I Seminário sobre Técnicas de Soluções de Conflitos, promovido pelo Fórum Nacional de Juizados Especiais Estaduais (Fonaje) e pela Escola Paulista da Magistratura (EPM), com apoio do CNJ. O objetivo é formar juízes capazes de multiplicar técnicas alternativas de solução dos litígios. O seminário é dirigido aos magistrados do tribunal. Interessados devem enviar e-mail para epm@tj.sp.gov.br ou ligar para o número 11 2171 6300.
Nos dias 12 e 13 de abril, no TRT da 10ª Região, em Brasília, realiza-se o Seminário “A Conciliação na Justiça do Trabalho?. O evento é organizado pelo CNJ em parceria com a Escola Judicial do TRT da 10ª Região e pela Escola da Magistratura do Trabalho da 10ª Região. O Propósito do evento é aumentar o nível de qualificação dos magistrados para o exercício da atividade de conciliação, realizada de forma obrigatória na Justiça do Trabalho. O seminário está dirigido a magistrados do Trabalho de todo o país, com limitação de três magistrados de 1º grau por região, aos quais caberá repassar aos juízes de suas respectivas regiões as técnicas e habilidades apreendidas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail eventos@cnj.gov.br.
Para o conselheiro Lorenzoni, esses cursos de capacitação são essenciais, pois com eles tem-se um maior número de pessoas habilitadas a tornar a Justiça mais efetiva e ágil, favorecendo o processo de paz social.