Campanha do CNJ nas redes sociais durante a Copa alcança mais de 5,3 milhões de pessoas

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Campanha do CNJ nas redes sociais durante a Copa alcança mais de 5,3 milhões de pessoas
Compartilhe

A campanha #EuQueroVerGol de Justiça, Cidadania e Respeito, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas redes sociais, durante a Copa do Mundo Fifa 2014, teve alcance de 4.108.484 pessoas no Facebook e no Instagram, além de 1.261.401 usuários no Twitter. No total, 5.369.885 pessoas viram a campanha.

O objetivo foi mostrar os serviços oferecidos pelo Judiciário durante o Mundial, como os juizados especiais nos aeroportos e nos estádios, e esclarecer cidadãos e turistas sobre direitos e deveres durante a competição. Além dos posts, oito vídeos do canal do CNJ no YouTube tiravam dúvidas sobre em quais casos e quais eram os procedimentos para acionar a justiça.

Um trecho do hino do Brasil sob a imagem da bandeira do país, com a bola no lugar da esfera celeste, foi a publicação recordista em alcance de pessoas. Com os dizeres “Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada Brasil”, o post, publicado no Facebook no dia 28 de junho, alcançou 1.128.960 pessoas, 14.924 compartilhamentos e 10.012 curtidas.

No total, foram 20 publicações postadas no Facebook e no Instagram. Além de atingir mais de 4 milhões de pessoas, as imagens foram compartilhadas por 43.317 usuários e curtidas 48.049 vezes. A campanha foi realizada em junho, durante a Copa.

{album-cnj:[61]::}   

Repercussão – No Twitter, foram publicados 72 tweets de 12 de junho até 14 de julho. Todas as publicações foram acompanhadas da hashtag #EuQueroVerGol e receberam, ao todo, 4.176 RTs (ou seja, foram reencaminhadas). Durante esse período, os tweets alcançaram um total de 5.102.122 impressões/repercussões, o que representa uma média de 70.862 por tweet. As impressões/repercussões são o número de vezes em que os tweets aparecem em news feed, incluindo repetições.    

No Facebook, a segunda recordista em alcance de pessoas foi a publicação do dia 23 de junho, com a imagem de um torcedor com a bandeira do Brasil nas costas avistando o gramado do estádio e os dizeres “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, e muito amor. Vai Brasil”. A postagem foi vista por 333.440 pessoas, recebeu 3.303 compartilhamentos e 4.347 curtidas.

A terceira publicação mais vista teve como tema os direitos dos consumidores. A campanha trazia informações aos turistas sobre seus direitos durante a aquisição de serviços. Foi postada no dia 20 de junho. A imagem com os dizeres “Consumidor turista, se você não pediu um serviço, não aceite ser cobrado por ele!” teve alcance de 327.680 pessoas, 4.090 compartilhamentos e 3.822 curtidas. A versão em inglês foi vista por 81.856 pessoas e obteve 354 compartilhamentos, além de 1.066 curtidas.

A campanha #EuQueroVerGol veiculou publicações sobre os seguintes temas: exploração sexual infantil, segurança nos estádios, acessibilidade para os portadores de deficiência, paz nos estádios, código de conduta da Fifa, cambismo, direitos do consumidor, justiça nos estádios (com informações sobre os juizados especiais) e torcida.

Compartilhamentos – No primeiro dia da Copa, dia 12 de junho, a publicação “É HOJE! Vamos torcer juntos pelo Brasil” teve alcance de 270.464 pessoas, com 2.620 compartilhamentos e 1.109 curtidas. Foi a quarta inserção mais vista. O tema cambismo, tratado na publicação veiculada no dia 18 de junho, foi vista por 251.648 pessoas, compartilhada 2.264 vezes e contou com 3.196 curtidas.

O tema da exploração sexual, postada dia 9 de junho, com os dizeres “#EuQueroVerGol de respeito por nossas crianças! Exploração sexual infantil é crime” teve alcance de 218.688 pessoas, com 2.329 compartilhamentos e 2.590 curtidas.

A publicação para maior segurança nos estádios e acessibilidade do torcedor portador de deficiência ou com mobilidade reduzida, postada dia 7 de junho, com os dizeres “#EuQueroVerGol de segurança e acessibilidade!”, teve alcance de 120.192 pessoas, 1.168 compartilhamentos e 1.591 curtidas.

Clique aqui para ver as publicações da campanha #EuQueroVerGol.

Fernanda Melazo
Agência CNJ de Notícias