Autoridades do TJSC visitam Complexo Arquivístico e Depósito Público do TJDFT

Compartilhe

O TJDFT recebeu, ontem (25/04), um grupo de autoridades do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que visitou o Complexo de Armazenamento e Arquivística, localizado no SAAN, com o propósito de conhecer de perto o trabalho do Projeto de Modernização de Arquivos – PROMA e o Depósito Público de Brasília. O Diretor de Documentação e Informações, Almir Tadeu Peres, o Diretor de Cadastro e Distribuição Processual, João Batista dos Santos, o Assessor Técnico Gilberto Machado e o Indexador de Processos Eletrônicos Cláudio Thives de Carvalho, todos do TJSC, foram recebidos pela Subsecretária de Arquivo Permanente, Jacy Minervino, por um técnico e por um arquivista que os levaram às dependências do Arquivo Permanente, onde são guardadas 150 mil caixas, com um total de 1,5 milhão de processos.

Os servidores do TJDFT apresentaram aos visitantes o trabalho de preparação dos autos para sua digitalização e microfilmagem e os critérios usados pelo TJDFT para a guarda dos processos que são mantidos permanentemente e para os que são eliminados depois de um período de guarda, que pode ser curto ou longo, de acordo com o feito. O grupo, que esteve também no STF e no STJ, veio a Brasília conhecer as rotinas que conduzem à eliminação de autos e, ao longo da visita ao TJDFT, levantou uma série de questões que foram respondidas pelos servidores.

No depósito público, foram recebidos por um representante do Corregedor Sérgio Bittencourt que apresentou ao grupo toda a rotina de trabalho adotada pelo TJDFT na guarda, avaliação e leilão de bens apreendidos.

Mais informações no site do TJDFT: www.tjdft.jus.br