Quarta, 19 de Novembro de 2008 | |
Cidadãos, representantes de associações, sindicatos e de demais instituições públicas e privadas terão a oportunidade de apresentar queixas, sugestões e críticas ao Poder Judiciário estadual em audiência pública que se realiza nesta quinta-feira (20/11), em São Luis (MA), promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça. A reunião será aberta às 13h, no Tribunal de Justiça do Maranhão pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp. |
No Maranhão, a audiência integra as atividades de inspeção do Judiciário do Estado, para averiguar os problemas locais e recomendar soluções. Até sexta-feira (21/11), a inspeção será conduzida pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Ricardo Chimenti e Salise Sanchotene.
Em outubro, os juizes visitaram 32 cartórios judiciais do Estado, analisaram centenas de documentos e ouviram reclamações de pessoas sobre os serviços do Judiciário maranhense. A principal falha apontada foi a lentidão na resolução dos processos. Esta é a segunda vez que a Corregedoria realiza audiência pública com o objetivo de detectar problemas, agilizar o atendimento jurisdicional para a população e ampliar o acesso à Justiça.
A primeira foi realizada em Salvador, em 15 de outubro último, em que dezenas de pessoas compareceram ao salão nobre do Tribunal de Justiça da Bahia com denúncias e reivindicações. Foi realizada inspeção, que resultou num relatório de 40 itens apresentado ao plenário do CNJ no último dia 4. Excessivos atrasos na tramitação de processos, falta de organização administrativa e de treinamento de servidores foram algumas das falhas encontradas no Judiciário baiano.
LB/SR
Agência CNJ de Notícias