Atendimentos do Pai Presente em Inhumas serão feitos por equipe multidisciplinar

Você está visualizando atualmente Atendimentos do Pai Presente em Inhumas serão feitos por equipe multidisciplinar
Compartilhe

Como forma de prestar auxílio psicológico e emocional às partes, todos os atendimentos realizados pelo Programa Pai Presente na comarca de Inhumas (GO), que abrange o distrito judiciário de Damolândia, contarão com uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga, terapeuta ocupacional e enfermeira. A novidade foi reforçada pela corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, durante a implementação oficial do projeto na comarca, ocorrida na manhã de segunda-feira (8/9), no fórum local.

“Com o engajamento de profissionais preparados, a criação de laços afetivos será facilitada. Estou convicta de que os beneficiados serão inúmeros e que muitas famílias sairão daqui com um futuro promissor e a relação de pai e filho fortalecida”, destacou a corregedora.

Nelma Perilo afirmou que o reconhecimento da paternidade responsável vai muito além da inclusão do nome do pai na certidão de nascimento, uma vez que alcança o âmbito social em vários aspectos, especialmente no que se refere ao aumento da violência. “É preciso que a pessoa conheça a sua origem e carga genética. O registro de nascimento só é completo quando tem o nome do pai e da mãe. Contudo é preciso enxergar a questão de forma mais ampla, pois o bom desenvolvimento de um ser humano acontece no seio da família. A ausência do pai deságua em males sociais maiores que atingem todos nós, como a criminalidade e a delinquência. É nossa missão ajudar a construir um mundo melhor”, pontuou.

Desagregação familiar – Para o juiz Márcio de Castro Molinari, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJ-GO) e coordenador do programa em Goiás, os altos índices de violência que assolam o país estão associados à desagregação familiar. A aproximação do pai com a criança e o estreitamento do vínculo afetivo proporcionados pelo Pai Presente são uma maneira efetiva de combater o problema de frente. “Todos os dias, ligamos a televisão e nos deparamos com uma violência exacerbada e percebemos que a maioria desses criminosos vem de um lar desfeito, de uma desestrutura causada pela ausência do pai. A verdadeira educação começa dentro de casa com o pai que se faz realmente presente. O pai é o paradigma da criança, a pessoa em que elas irão se mirar como exemplo na vida. Sem esse referencial, tudo se perde”, avaliou.

No decorrer da solenidade, o magistrado anunciou ainda o lançamento da cartilha do Pai Presente no estado, que será feita no Workshop do Pai Presente possivelmente em 10 de outubro, antes do Dia das Crianças. “Queremos que todos os cidadãos que sonham ou almejam fazer esse reconhecimento tenham acesso a essa cartilha que está sendo elaborada de forma didática e de simples compreensão, com todos os passos a serem seguidos para a realização desse procedimento, que é feito de forma rápida e sem burocracia”, informou.

Fonte: TJGO