Apresentações do Seminário 100 Maiores Litigantes estão disponíveis no portal do CNJ

Compartilhe

Estão disponíveis no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) as apresentações feitas no seminário “Os 100 Maiores Litigantes”, realizado nos dias 2 e 3 de maio em São Paulo. O evento reuniu representantes dos órgãos e entidades que mais recorrem ao Judiciário, no intuito de debater estratégias de ação para reduzir o elevado número de processos envolvendo essas instituições. O conteúdo apresentado pelos palestrantes nos dois dias de seminário está disponível no banner do evento, na página principal do site do Conselho (www.cnj.jus.br).

Na abertura do seminário, o presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, destacou que o Judiciário brasileiro gasta um quarto do tempo de trabalho no atendimento às ações envolvendo essas entidades. “Em relação às tarefas jurisdicionais desempenhadas nos dias úteis, toda segunda e grande parte da terça-feira são dedicadas exclusivamente a esse grupo de órgãos e entidades, o que demonstra que a Justiça exaure suas forças para atender a poucas pessoas”, afirmou.

O evento debateu o relatório “Os 100 Maiores Litigantes”, divulgado em março pelo CNJ. O estudo foi resultado de extensa pesquisa feita pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho em todos os tribunais do país. Durante o seminário, os participantes propuseram uma série de medidas para a solução dos conflitos, como o acordo ainda na fase administrativa, mutirões de conciliação e julgamento, listas estaduais dos maiores litigantes, fortalecimento das agências reguladoras, maior efetividade das sanções administrativas aplicadas às empresas, entre outros.

Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias