Apolo Eletrônico chega para Dom Aquino, em Mato Grosso

Compartilhe

Na próxima semana, a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) dará início ao procedimento de implantação do sistema Apolo Eletrônico na Comarca de Dom Aquino (166km a sul de Cuiabá). Essa será a segunda unidade judiciária do estado a contar com a ferramenta que permite que todo o trâmite processual seja feito de maneira 100% online, desde a petição até a sentença. A expansão do Apolo Eletrônico será realizada entre 21 e 25 de outubro.

“O sistema trará maior agilidade ao trâmite de processos, o que significa uma Justiça mais rápida e a entrega de uma prestação jurisdicional de melhor qualidade”, salienta o corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho.

O programa é composto por três sistemas (Peticionamento Eletrônico, Apolo Comarca e Gabinete Eletrônico) e corresponde a uma versão aprimorada – mais racional e menos burocrática – do Sistema Apolo, já em uso em todas as 79 comarcas do estado para a gestão processual da primeira instância. Atualmente, ele está em pleno funcionamento na Comarca do Poconé (104km a sul da capital), onde foi instalado em 14 de agosto. Até agora, já foram distribuídos 296 processos de forma online.

Desenvolvido e gerenciado pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), vinculado à CGJ-MT, o Apolo Eletrônico traz uma série de vantagens para os usuários da Justiça. Destacam-se, entre elas, a acessibilidade a qualquer hora via internet; a racionalização dos procedimentos processuais nas varas e gabinetes; a economia de papel e de recursos humanos; a maior celeridade no trâmite dos processos; e, para os usuários externos, a possibilidade de dar início ou movimentar o feito sem a necessidade de se deslocar ao fórum.

A expectativa da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) é de que o Apolo Eletrônico seja implantado em 10 comarcas do interior do estado até abril de 2014.

Fonte: CGJ-MT