“Bem-vindo, Bem-vinda ao I Encontro Nacional do Comitê Nacional das Pessoas Idosas e suas interseccionalidades, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)!
Em sua primeira edição, o evento abordará o tema “Dignidade não envelhece: As melhores práticas contra o idadismo”, tendo como objetivo fortalecer o diálogo, promover as boas práticas e criar diretrizes que assegurem a inclusão, o acesso à justiça e a dignidade e autonomia da pessoa idosa no sistema judicial brasileiro.
O encontro reunirá especialistas, autoridades, profissionais do direito e defensores(as) dos direitos das pessoas idosas e suas interseccionalidades para debater temas fundamentais, como o acesso à justiça, abordagem multidisciplinar na atenção à pessoa idosa e a implementação, pelos Tribunais, da Resolução 520/2023, do CNJ.
A troca de experiências visa aprimorar a prestação de serviços judiciais e garantir a efetivação dos direitos das pessoas idosas, conforme preceituado pela legislação brasileira e tratados internacionais.
Pilares do Encontro:
– Acesso à justiça: Discutir mecanismos que possam aprimorar e agilizar os serviços judiciais destinados a essa parcela da população, garantindo que todas as pessoas idosas, independentemente de suas condições, tenham seus direitos assegurados.
– Capacitação e Sensibilização: Disseminar conhecimento e formar profissionais da área jurídica para lidar com as especificidades e desafios enfrentados por pessoas idosas e suas interseccionalidades.
– Abordagem multidisciplinar na atenção à pessoa idosa: Reconhecer a complexidade do envelhecimento e a necessidade de seu acompanhamento por profissionais de diversas áreas de atuação.
– Troca de Experiências: Compartilhar boas práticas e experiências exitosas implementadas no Brasil e no exterior.
Acompanhe os diálogos e painéis que ocorrerão ao longo do evento e contribua para a construção de uma Justiça mais acessível, justa e equitativa para todas as pessoas. Sua participação é fundamental para consolidarmos um Judiciário que realmente respeite a pessoa idosa, a diversidade e os direitos humanos.
I Encontro Nacional do Comitê Nacional das Pessoas Idosas e suas interseccionalidades