Acordo trabalhista em Abaetetuba (PA) resolve processo de 2002 e beneficia 600 pessoas

Compartilhe

Mais de 600 trabalhadores do município de Barcarena, a 123km de Belém do Pará, tiveram resolvida nesta quarta-feira (16/09), uma ação iniciada no ano de 2002. No acordo judicial, as empresas reclamadas, ALUNORTE e MANSIL, pagarão R$-944.545,42.

No processo, os trabalhadores, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Município de Barcarena, pediam a redução dos riscos em que estão expostos no Porto de Vila do Conde.

Na 1ª Vara do Trabalho de Abaetetuba, após audiência presidida pelo Juiz Titular Fernando de Jesus de Castro Lobato Júnior, as partes selaram um acordo. O resultado reflete o espírito conciliador das partes, atendendo às intenções do Projeto Conciliar, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, e às diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, dentro da Meta 2 do Judiciário Nacional.

Meta 2 – Com o julgamento do processo que tramitava da 1ª Vara de Abaetetuba, restam apenas 7 processos para que o Tribunal Regional do Trabalho do Pará e Amapá cumpra integralmente a meta 2.

Para aproveitar a movimentação do mutirão, o TRT articulou junto às varas trabalhistas que usassem a pauta para resolver, também, processos da fase de execução distribuídos até dezembro de 2005. Mais de 200 processos já foram incluídos. Na Vara de Óbidos, magistrados e servidores foram além das expectativas e resolveram realizar itinerância. Até o dia 18, eles estarão em Alenquer, localizado no Baixo Amazonas, e a 1.100 km da capital paraense. Com esta ação, a vara irá receber reclamações trabalhistas e prestar atendimento à comunidade.

 

Fonte: ASCOM/TRT8