Ações de DPVAT obtém quase 80% de acordos em Goiás

Compartilhe

Em Goiás, a 6ª edição da Semana Nacional de Conciliação, nas audiências conciliatórias têm se destacado na solução de questões relativas ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), cujas audiências estão acontecendo no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia desde ontem. Em dois dias de realização da Semana, já foram concretizados 77,3% de acordos, ou seja, 316 obtidos das 409 audiências realizadas pelas 30 bancas de conciliação nesta segunda-feira (28/11). O valor dos acordos do DPVAT também é o maior alcançado até agora no evento totalizando quase R$ 2,6 milhões.

É unânime entre advogados, clientes, médicos e seguradoras, a avaliação positiva a respeito do mutirão promovido pelo TJGO para adiantar as audiências – e consequentemente os pagamentos – de processos relativos ao seguro. Para o advogado Mário Assis, que acompanhava diversos clientes em audiências, além de desafogar a alta demanda o evento é uma oportunidade de aproximar a Justiça ao cidadão.

“É uma maneira democrática e rápida de distribuir a Justiça à população. Além disso, é uma excelente maneira para os advogados fornecerem respostas aos seus clientes, que muitas vezes desentendem a forma como o processo tramita no Judiciário e pensam que a morosidade tem a ver com falta de empenho do advogado. No mutirão, o cliente pode perceber com clareza que não é o único a enfrentar essa dificuldade e assim acaba compreendendo o motivo da demora”, avaliou.

Tramitam na Justiça goiana cerca de 40 mil processos relativos ao DPVAT. Somente no ano passado o TJGO promoveu outros dois mutirões para dar andamento a ações desta natureza, com o objetivo de desafogar o Judiciário e dar respostas rápidas à sociedade. Nos mutirões anteriores o índice de acordos celebrados ultrapassou a marca de 80%. Nos processos destinados à Semana da Conciliação o índice tem se mantido na mesma faixa.

Do TJGO