Acervo da Justiça Federal pode ser visualizado pela internet

Compartilhe

A Sala de Memória da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná – disponibilizou grande parte de seu acervo na internet. Por meio do tour virtual é possível visitar a Sala da Memória, visualizando detalhes dos principais objetos expostos no local. Podem ser vistos processos históricos, livros, escrivaninhas, máquinas de escrever, penas e tinteiro, diplomas, fotos, togas e publicações, que pertenceram tanto aos Juízes Federais da 1ª fase da Instituição, de1891 a 1937, como aos da 2ª fase, com início em 1967. O endereço eletrônico para tour virtual é www.tourvirtual360.com.br/justica .

Preservar a memória e narrar histórias por meio de documentos e objetos é a finalidade dos Museus e espaços de memória. Para ampliar o acesso, o acervo passou a ser exposto na internet. Não poderia ser diferente com a Justiça Federal, criada em 1890, juntamente com a República, e tão importante para a sociedade brasileira. No Tour Virtual parte do acervo pode ser ampliada, possibilitando ao visitante observar todos os detalhes.

Durante a visita há textos e/ou áudio explicativos sobre cada setor e cada obra exposta. Esta tecnologia, além de representar alternativa de visita ao museu pelo público específico do setor, amplia a apreciação do acervo ao público em geral que tenha acesso à rede mundial de computadores. É, assim, uma importante ferramenta de divulgação cultural, social e tecnológica.

O Tour Virtual foi idealizado pelo Núcleo de Documentação da Justiça Federal (NDOC) e realizado pela empresa Index Informação Integrada, contratada pela Instituição por processo licitatório. O profissional responsável pelo trabalho foi o web designer Ricardo Pedrosa Macedo.  Para a diretora do NDOC, Mônica Lopes Simião, “o acervo é precioso e merece ser preservado como forma de voltar ao passado para contar a trajetória da Justiça Federal para as futuras gerações. E tornar este acervo mais acessível ao público, por meio do tour virtual, é realmente uma maneira de valorizá-lo ainda mais”.     

Da JF/PR