Acadêmicos conhecem projeto da Justiça do Trabalho na escola

Compartilhe

Os acadêmicos do 2º ao 10º períodos do Curso de Direito da Faculdade de Rondônia (Faro) participaram na noite de terça-feira (26/8) do programa Justiça do Trabalho Vai à Escola, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14). A juíza do trabalho substituta Solainy Beltrão dos Santos, que atua na 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho, falou do tema “Procedimentos nas Audiências Trabalhistas” e do dia a dia nas salas de audiência em Vara do Trabalho.

 

A juíza destacou o papel da conciliação na solução dos conflitos, que alguns casos as demandas surgem nem tanto por questões pecuniárias, mas sim por uma simples questão de mágoas e sentimentos feridos. Já houve caso em que as partes resolveram seu processo com um simples aperto de mão, pois era o que mais incomodava ambos.

Nas audiências na Justiça do Trabalho, ressaltou a magistrada, as tentativas de conciliação são obrigatórias. Depois de ouvir as partes e até algumas testemunhas, muitas vezes as partes fazem uma reflexão melhor sobre os valores envolvidos e percebem que a via do acordo fica realmente boa para ambos os lados.

De acordo com a coordenadora do Curso de Direito da Faro, Maria Idalina Rezende Costa, a presença da Justiça do Trabalho na Faculdade e interagindo com os acadêmicos e professores foi de grande relevância. “É sempre muito importante os alunos saírem um pouco do campo teórico e interagirem com um juiz e, neste caso, a juíza Solainy desempenhou um papel fundamental para esclarecer muitas dúvidas”, disse a coordenadora.

Para a professora Verônica Nascimento, a aproximação da Justiça do Trabalho com a sociedade, e em especial aos estudantes, é fundamental. “Além de ampliar o conhecimento, os acadêmicos se sentem mais prestigiados e importantes para o judiciário trabalhista”, disse.

Fonte: TRT-14