Os acadêmicos do 2º ao 10º períodos do Curso de Direito da Faculdade de Rondônia (Faro) participaram na noite de terça-feira (26/8) do programa Justiça do Trabalho Vai à Escola, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14). A juíza do trabalho substituta Solainy Beltrão dos Santos, que atua na 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho, falou do tema “Procedimentos nas Audiências Trabalhistas” e do dia a dia nas salas de audiência em Vara do Trabalho.
A juíza destacou o papel da conciliação na solução dos conflitos, que alguns casos as demandas surgem nem tanto por questões pecuniárias, mas sim por uma simples questão de mágoas e sentimentos feridos. Já houve caso em que as partes resolveram seu processo com um simples aperto de mão, pois era o que mais incomodava ambos.
Nas audiências na Justiça do Trabalho, ressaltou a magistrada, as tentativas de conciliação são obrigatórias. Depois de ouvir as partes e até algumas testemunhas, muitas vezes as partes fazem uma reflexão melhor sobre os valores envolvidos e percebem que a via do acordo fica realmente boa para ambos os lados.
De acordo com a coordenadora do Curso de Direito da Faro, Maria Idalina Rezende Costa, a presença da Justiça do Trabalho na Faculdade e interagindo com os acadêmicos e professores foi de grande relevância. “É sempre muito importante os alunos saírem um pouco do campo teórico e interagirem com um juiz e, neste caso, a juíza Solainy desempenhou um papel fundamental para esclarecer muitas dúvidas”, disse a coordenadora.
Para a professora Verônica Nascimento, a aproximação da Justiça do Trabalho com a sociedade, e em especial aos estudantes, é fundamental. “Além de ampliar o conhecimento, os acadêmicos se sentem mais prestigiados e importantes para o judiciário trabalhista”, disse.
Fonte: TRT-14