2ª Vara da Infância promove curso de preparação para adoção

Você está visualizando atualmente 2ª Vara da Infância promove curso de preparação para adoção
Compartilhe

A preparação para adoção foi tema de curso promovido na semana passada (14/5) pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Araioses. Voltada para pretendentes à adoção, a iniciativa, realizada pela primeira vez na unidade, atende à exigência da Lei 12.010/2009, que determina a obrigatoriedade da participação dos casais na fila de adoção no curso. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araioses foi parceira na ação que reuniu 24 participantes.

Segundo a juíza Jerusa de Castro D. M. Fontenele, titular da Vara e à frente da iniciativa, o objetivo foi explicar aos pretendentes os aspectos legais, elucidar as expectativas, as motivações e os mitos que permeiam o processo de adoção. Ainda segundo a magistrada, todos os participantes integram cadastro de adoção criado por ela quando da chegada à comarca.

Nas palavras da magistrada, ao longo da capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de se familiarizarem com o tema por meio de debates, dinâmicas e reflexões, sobre os aspectos jurídicos, psicossociais e culturais em relação à paternidade/maternidade. Para a realização do evento, a juíza tomou como referência o curso promovido pela 1ª Vara da Infância e da Juventude da capital.

De acordo com a juíza, a aflição sentida por parte da maioria dos participantes foi em relação à demora e às exigências no procedimento da adoção, bem como o medo de que ao final a adoção não dê certo.

Fonte: CGJ-MA