Dezesseis mil servidores do TJSP responderam ao Censo do Judiciário

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Dezesseis mil servidores do TJSP responderam ao Censo do Judiciário
Compartilhe

Pouco mais de 36% dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) já responderam ao Censo Nacional do Poder Judiciário; em números absolutos, no entanto, o tribunal paulista está na liderança dos demais tribunais estaduais. Dos 43 mil, até o momento, 15,7 mil servidores do órgão já encaminharam os dados que servirão como fonte de informação para a criação de novas políticas de recursos humanos e aprimoramento de outras já existentes.

O Censo foi elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pretende ouvir todos os 320 mil servidores e magistrados do Poder Judiciário. O questionário busca saber desde o grau de envolvimento dos servidores com suas atividades até o nível de satisfação desse servidor com suas funções e com o tribunal onde trabalha, passando por pontos menos subjetivos, como média de horas trabalhadas no dia, nível de escolaridade e estado civil.

O coordenador da Comissão do Censo no TJSP, o juiz auxiliar da presidência Marcelo Lopes Theodoro, afirmou que até o dia 9 de outubro, data prevista para o fim do censo, várias ações de comunicação serão utilizadas para estimular os servidores do tribunal paulista a contribuir com as informações. “Vamos usar todos os meios de comunicação possíveis – a intranet, o site externo e e-mails. Será uma ofensiva em todos os fronts para alavancarmos esse número”, disse.

O TJSP representa 13,4% do universo de servidores do Poder Judiciário brasileiro. A conselheira Maria Cristina Peduzzi, presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, lembra que a participação não é obrigatória, mas de extrema importância. “O que está em jogo é o nosso retrato; quanto mais fiel e preciso ele for, melhor para que possamos traçar políticas que revertam em benefícios ao servidor, ao magistrado e ao próprio jurisdicionado”, afirmou.

Desde 26 de agosto, quando o censo foi disponibilizado aos servidores, até o fim da manhã desta sexta-feira (20/9), foram respondidos 121,4 mil questionários, o equivalente a 37,91% do total de servidores do Poder Judiciário. O formulário contém 39 perguntas e leva cerca de 5 minutos para ser preenchido.
 
Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias