A Casa de Justiça e Cidadania e os Projetos Pai Legal e Pai Presente deram início, nesta quinta-feira (27/6), ao 1º Arraial da Cidadania. O evento tem a parceria do 2º Batalhão da Polícia Militar da Zona Norte de Macapá e o Instituto Federal do Amapá (Ifap), onde está sendo realizada a ação. No evento, são disponibilizados à população da zona norte da capital atendimentos nas áreas de cidadania, saúde e cultura.
No primeiro dia do Arraial da Cidadania, tiveram destaque serviços como o exame preventivo contra o câncer de próstata, o PSA, realizado pelo laboratório central do estado, além de massagens relaxantes, por meio da massoterapia pelo Centro de Referência em Tratamentos Naturais (CRTN).
Outro importante serviço está sendo realizado pelo Sesc-AP. Quem procura o atendimento desse órgão tem a oportunidade de verificar como está o seu IMC, isto é, o índice de massa corporal. Os profissionais verificam a estatura e a pesagem da pessoa para, em seguida, procederem à orientação quanto ao peso à alimentação para uma vida saudável.
Recadastramento – De sua parte, o Tribunal Regional Estadual realiza o alistamento eleitoral, inscrição biométrica dos eleitores, recadastramento e atualização cadastral. A Secretaria Estadual de Saúde, por intermédio da central de imunização, está vacinando crianças na faixa etária de 6 meses até 4 anos e 11 meses contra a paralisia infantil. O Hemoap, por sua vez, realiza o cadastro de doadores voluntário de medula óssea, além de orientar sobre doação de sangue.
Especificamente nesta sexta-feira (28), o Arraial será movimentado por meio de parcerias com Comissariado de Menor, Conselho Tutelar Zona Norte, Defensoria Pública, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), MP Comunitário, Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Naeca), Núcleo de Práticas Jurídicas (Fama), Politec, Rede Superfácil e Sesi. Todos os serviços disponibilizados são totalmente gratuitos.
O 1º Arraial da Cidadania encerra neste sábado (29/6) com uma intensa programação de entretenimento e beleza, com cinema, biblioteca, atividades lúdicas, leituras, pinturas no rosto e corte de cabelo.
Fonte: TJAP