O Programa Justiça 4.0 impulsiona a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro através da inovação e da tecnologia. Para isso, uma equipe multidisciplinar cria soluções disruptivas que buscam otimizar, modernizar e aproximar a Justiça da população. O objetivo é garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis através de soluções que automatizam as atividades dos tribunais e o trabalho de magistrados, servidores e advogados em todas as regiões do país.  

Nossa equipe é formada por mais de 140 profissionais que atuam remotamente a partir de diferentes locais do Brasil, majoritariamente da área de tecnologia (desenvolvedores, analistas UX/UI, Scrum masters, analistas de negócios, cientistas de dados, devOps, arquitetos de software, segurança da informação, associados de Inteligência Artificial, inteligência de negócio e gerentes de projetos, entre outros), além de profissionais de Direito, Gestão, Educação à Distância e Comunicação.

Para que esse objetivo seja cada vez mais realidade, buscamos profissionais qualificados, comprometidos e motivados a contribuir com o desenvolvimento tecnológico do Judiciário do Brasil.

Vagas
O Programa Justiça 4.0 está em expansão. Veja abaixo as oportunidades para fazer parte de uma iniciativa das Nações Unidas (ONU) e de contribuir com um dos maiores programas do mundo de digitalização do Poder Judiciário, realizado por meio de cooperação técnica entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa também dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2030 da ONU. O trabalho é remoto e as vagas serão preenchidas de acordo com a colocação obtida pela pessoa candidata.

Título  Número de vagas  Carga horária  Modalidade  Prazo para inscrição 
Project assistant140hPresencial (Brasília)28/02/2024
Associado de Comunicação140hRemoto05/03/2024
Associado em projetos de educação à distância140hRemoto06/03/2024
Assistente produtor(a) editorial e conteúdo140hRemoto06/03/2024

Todas as vagas do Programa Justiça 4.0 são publicadas na página de oportunidades do PNUD. 

  • Associado para produtos visuais
  • Assistente de comunicação
  • Assistente de design e diagramação
  • IT Project Management 
  • Associado Ciência de Dados
  • Associado de Direito
  • Associado – Desenvolvedor Python
  • Associado de Inteligência Artificial 
  • Analista Desenvolvedor Back-end Sênior
  • Analista Desenvolvedor Front-end Sênior   
  • Analista técnico de administração e monitoramento de projetos 
  • Analista técnico de desenvolvimento 
  • Analista técnico de gestão do conhecimento 
  • Assistente de cerimonial e eventos  
  • Associado(a) de BI  
  • Associado UI 
  • Associado UX 
  • Associado de Scrum 
  • Analista – Arquiteto de software 
  • Associado de gestão 
  • Analista (gerente) de projetos 
  • Analista de teste sênior 
  • Analista (coordenador) de administração e monitoramento de projetos
  • Auxiliar de cerimonial e eventos
  • Associado de inteligência de negócios
  • Antes de se candidatar, faça uma leitura atenta do anúncio da vaga. É importante avaliar se você cumpre os critérios obrigatórios, se suas experiências profissionais anteriores estão alinhadas às atividades a serem desempenhadas e se você tem o perfil da vaga.  
  • Ao preencher sua inscrição, tenha em mente que suas chances de avançar no processo seletivo serão maiores quanto mais você demonstrar que suas experiências e habilidades dialogam com os requisitos apresentados no anúncio da oportunidade.  
  • Você pode preencher o formulário de inscrição em português ou inglês. Recomenda-se utilizar o idioma com o qual você se sente mais à vontade.  
  • Fique de olho no prazo! As vagas anunciadas na plataforma do PNUD consideram o EDT como horário padrão (1 hora a menos que o horário de Brasília).

Entenda a seleção

O processo seletivo é composto por três etapas: inscrição, entrevista e checagem das referências profissionais fornecidas.  

  • Inscrição: feita exclusivamente pelo site do PNUD. Na plataforma de candidaturas, a pessoa interessada fornece dados pessoais e relata suas experiências profissionais e formação.  
  • Entrevista: após análise dos currículos, o PNUD seleciona uma lista de pessoas a serem entrevistadas por um painel de especialistas. Devido ao grande número de candidaturas, o PNUD entra em contato apenas com as pessoas pré-selecionadas.   
  • Checagem das referências profissionais: caso o(a) candidato(a) seja aprovado(a) na entrevista, as pessoas por ele(ela) indicadas serão contatadas para fornecer referências profissionais.  

A contratação é feita na modalidade National Personnel Services Agreement (NPSA), com salário competitivo, de acordo com o mercado. Essa modalidade é um instrumento próprio do PNUD, utilizado internacionalmente para padronizar e viabilizar a admissão de profissionais especializados por tempo determinado. Ela garante benefícios como seguro-saúde, seguro de vida e férias.

Diversidade, equidade e inclusão
O PNUD está empenhado em alcançar a diversidade da força de trabalho em termos de gênero, nacionalidade e cultura. Pessoas de grupos vulnerabilizados, incluindo grupos indígenas, são igualmente encorajadas a se candidatar. Todas as candidaturas são tratadas com estrita confidencialidade.

Perguntas frequentes

Processo seletivo

  1. O site de Oportunidades do PNUD Brasil (www.undp.org/pt/brazil/oportunidades) é o canal oficial de divulgação das vagas oferecidas pela instituição no país. Para visualizar uma oportunidade e acessar o formulário de inscrição, clique no botão “view”.

  2. Após ler a descrição da oportunidade, clique em “apply now” para iniciar sua inscrição na plataforma oficial do PNUD.

  3. Na sequência, forneça um e-mail válido e acessado com frequência, pois é por meio desse contato que o PNUD se comunicará com você sobre o processo seletivo. Leia e aceite os termos e as condições para então prosseguir.

  4. Você receberá um código de verificação com seis dígitos no seu e-mail. Insira-o nesta página e clique em “verify”. Caso não tenha localizado o e-mail com o código em sua caixa principal de entrada, cheque pastas alternativas, como spam e promoções. Também é possível clicar em “send new code” para receber um novo código. 
  1. Uma parte do seu currículo pode ser preenchida automaticamente. Para isso, clique em “apply with LinkedIn”, caso já possua uma conta no LinkedIn e esteja logado(a) nessa rede social. Você também pode importar informações de algum currículo pré-existente. Neste caso, clique em “resume” e faça o upload do arquivo em PDF. Observe que todas as informações importadas ainda precisarão ser revisadas, editadas e complementadas.

  2. Os campos a serem preenchidos estão organizados em quatro blocos. O primeiro bloco aborda informações pessoais. No decorrer desta seção, você fornecerá informações como nome completo, contatos, gênero, data de nascimento, estado civil e endereço.

  3. O segundo bloco mapeia informações que o PNUD precisa conhecer sobre cada indivíduo interessado em trabalhar para a organização, como critérios objetivos (anos de experiência profissional relevante e nível de instrução, por exemplo) e perguntas para identificar eventuais conflitos de interesses. Leia atentamente as perguntas e responda “não” ou “sim” para cada uma.

  4. A terceira e penúltima etapa do formulário de inscrição consiste em uma linha do tempo, que deverá ser preenchida com todas as experiências profissionais e acadêmicas que você julgar relevantes para a oportunidade a que está concorrendo. Dica importante: ao preenchê-la, tenha em mente que suas chances de avançar no processo seletivo serão maiores quanto mais você demonstrar que as suas experiências e habilidades dialogam com os requisitos apresentados no anúncio da oportunidade.

  5. Na última etapa de preenchimento do formulário de inscrição, você pode fazer o upload do seu currículo completo, em formato PDF ou .doc. Depois, obrigatoriamente, deve fazer o upload de uma carta de apresentação (também em formato PDF ou .doc.), descrevendo as motivações que levam você a se candidatar à vaga e/ou a uma oportunidade de trabalho no PNUD. Além disso, você pode indicar links que complementem a sua apresentação, como endereços e redes sociais de cunho profissional.

  6. Por fim, você listará todas as licenças e certificados que possuir e que dialogam com os requisitos exigidos no anúncio da oportunidade a que está concorrendo. O mesmo procedimento deverá ser feito para o(s) idioma(s) que você fala, incluindo a sua língua nativa, assim como para as habilidades técnicas que você apresenta.

  7. Sua inscrição será finalizada quando você preencher seu nome completo e clicar em “submit”. 

A formação, a experiência profissional, os idiomas ou outros conhecimentos e habilidades apresentados como requisitos obrigatórios são critérios mínimos para avançar no processo de seleção. Portanto, não avançarão na fase de avaliação aquelas candidatas ou candidatos que não atinjam os requisitos mínimos obrigatórios especificados no anúncio da vaga.

A modalidade de contratação é NPSA (National Personnel Services Agreement). Trata-se de um instrumento próprio do PNUD utilizado internacionalmente para padronizar e viabilizar a admissão de profissionais especializados por tempo determinado.

As vagas para o Programa Justiça 4.0 são para trabalho remoto, exceto se o anúncio de vaga especificar a previsão de atuação presencial.

Sim. As vagas podem ser renovadas ao fim de cada período determinado, que em geral é de 6 meses ou 1 ano.

Você pode preencher o formulário de inscrição em português ou inglês. Recomenda-se utilizar o idioma com que você se sente mais à vontade.

O PNUD

Você pode acompanhar o status do processo seletivo em que se inscreveu através da plataforma do PNUD. Caso seja pré-selecionado(a), você receberá um convite para a próxima etapa no seu e-mail cadastrado.

O contrato prevê início imediato, mediante disponibilidade do candidato, e iniciará assim que o processo de contratação for concluído.

Os salários são competitivos. O valor exato para cada vaga será informado aos candidatos que avançarem no processo de seleção.

A modalidade contratual NPSA (National Personnel Services Agreement) assegura benefícios como segurosaúde, seguro de vida e férias.

Todas as vagas para trabalhar nos projetos do PNUD no Brasil são publicadas na página de oportunidades da organização.