
Conheça os projetos que já fazem parte dessa rede.
Desenvolvimento: presidência do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2)
Apoia (Assistente Pessoal Operada por Inteligência Artificial) é uma solução de IA generativa que auxilia magistradas e magistrados, servidoras e servidores nas seguintes tarefas: criação de relatórios e ementas, revisão de textos jurídicos, geração de sínteses processuais, triagem temática, visualização de acervos e detecção de litigância predatória e ações repetitivas. Disponível desde maio de 2025.
Desenvolvimento: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
O Assis é uma ferramenta de suporte à jurisdição capaz de construir minutas de relatórios, decisões e sentenças em processos judiciais eletrônicos.
Desenvolvimento: Superior Tribunal Militar (STM) e Tribunais de Justiça Militar de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul
Reúne decisões judiciais para facilitar o acesso ao conhecimento especializado em direito militar. A ferramenta promove a padronização e agilidade na elaboração de minutas por juízes, além de apoiar promotores, defensores, estudiosos e oficiais
Desenvolvimento: Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
A ferramenta detecta automaticamente ações predatórias já na petição inicial, a partir da análise de documentos. Oferece relatórios, alertas, rede interna de comunicação e gestão de demandas repetitivas. A intenção é garantir segurança jurídica e eficiência.
Desenvolvimento: Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO)
A ferramenta utiliza IA para analisar e agrupar automaticamente processos judiciais com fatos e teses jurídicas similares, auxiliando na identificação de uso inadequado da máquina judiciária. A solução transforma a tramitação processual, automatiza etapas de processos e acelera a entrega da justiça.
Desenvolvimento: Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA)
Sistema de inteligência artificial para buscas textuais avançadas e análises por similaridade em peças processuais, independentemente do formato do arquivo. A ferramenta apoia magistradas e magistrados, servidores e servidoras na identificação de temas repetitivos e demandas em massa, bem como na gestão do acervo, promovendo mais eficiência e produtividade.
Desenvolvimento: Tribunal Regional da 3a Região (TRF-3).
A ferramenta automatiza e agiliza cálculos judiciais, com foco em ações previdenciárias. Permite que advogadas e advogados, procuradoras e procuradores verifiquem com rapidez informações relevantes. Também auxilia magistradas e magistrados na análise de casos complexos, envolvendo múltiplos benefícios, por exemplo. Com isso, é esperada agilidade na concessão de benefícios previdenciários.
Desenvolvimento: Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4)
A ferramenta otimiza a produção de minutas de sentenças. No Galileu, a IA faz uma leitura automática das petições iniciais e contestações, identificando os pedidos e apresentando resumos e sugestões de subsídios. Com isso, o processo decisório é agilizado e há maior padronização e segurança jurídica na produção das sentenças.
Desenvolvimento: Tribunal de Justiça do Pará (TJPA)
Banco colaborativo de comandos feitos pelos usuários (prompts) para uso de ferramentas de IA. A iniciativa facilita e padroniza o uso da IA por magistradas e magistrados, servidoras e servidores, otimizando a produção de minutas, análise de documentos e organização de jurisprudências. Atualizado de forma colaborativa, o Promptus contribui para aumentar a produtividade e a celeridade processual.
Desenvolvimento: Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região (TRT-6) em parceria com a Caixa Econômica Federal, sob supervisão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT)
A ferramenta integra o sistema utilizado pela Justiça do Trabalho às instituições financeiras. Permite emissão de alvarás, depósitos judiciais e consultas de saldo, agilizando o pagamento de créditos trabalhistas com mais segurança e sem necessidade de ida a agências bancárias.