No eixo do projeto voltado à automação, foram desenvolvidas integrações e interações automatizadas com os sistemas SISBAJUD, RenaJUD e AR-Digital, bem como com os sistemas das Fazendas Públicas. O vídeo abaixo, bem como os itens subsequentes, explicam o funcionamento de cada solução desenvolvida.

Integração com o SISBAJUD

A integração do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário – SISBAJUD com o PJe permite que a minuta de ordem judicial de bloqueio, seu protocolo e seu cancelamento sejam realizados por meio do próprio PJe. Dessa forma, o sistema automaticamente protocola, aguarda resposta, trata as informações recebidas e gera certidão positiva ou negativa, possibilitando sua juntada aos autos e movimentando o processo para a próxima tarefa.

Integração com o RENAJUD

Em fase final de testes, a solução desenvolvida possibilitará que o cadastramento e a exclusão de restrições a veículos ou condutores sejam feitos sem deixar o ambiente do PJe. Da mesma forma que a solução desenvolvida para o SISBAJUD, a integração com o RenaJUD irá gerar, de forma automática, certidão informando o sucesso ou o insucesso da operação, possibilitando sua juntada aos autos.

Integração do AR-DIGITAL (EBCT) ao PJe

Esta solução automatiza tanto o envio dos dados das intimações aos Correios quanto o recebimento do resultado, no formato de metadados, gerando certidão da ocorrência a ser juntada aos autos judiciais e a possibilidade de movimento automatizado do processo para a próxima tarefa.

Interação com os sistemas informatizados das Fazendas Públicas por meio do Manual Nacional de Interoperabilidade (MNI)

A partir de manifestação das Fazendas Públicas, esta solução implementou a estruturação de dados da Certidão de Dívida Ativa – CDA e providenciou os ajustes necessários no MNI de forma a melhorar a comunicação entre os processos judiciais e os sistemas gerenciadores da dívida ativa.