Categoria Empresas e Sociedade Civil Organizada
Material descritivo das boas práticas laureadas
Prêmio Justiça e Saúde

Descrição da prática: O Núcleo de Acolhimento de Terapias Especiais (NATE) se destaca pelo acolhimento humanizada no atendimento à famílias neurodivergentes. Com atenção interdisciplinar, realiza avaliações para definição de plano terapêutico assertivo. A implementação de protocolos e tecnologias garante a continuidade do cuidado e a personalização das intervenções, resultando em melhorias na qualidade de vida e na satisfação dos beneficiários e, com isso, redução de judicialização no âmbito da saúde suplementar.
Principais objetivos: Os principais objetivos incluem proporcionar um atendimento humanizado e acolhedor às famílias de crianças com TEA e TGD, promovendo suporte emocional e psicológico. Visa facilitar o diagnóstico precoce e designação das intervenções adequadas, melhorando o prognóstico e a evolução terapêutica. Busca reduzir a judicialização relacionada às terapias com canais de comunicação eficazes entre famílias e a operadora e otimizar a gestão dos cuidados oferecidos.
Público-alvo: O público-alvo do NATE são os beneficiários da Unimed Cascavel diagnosticados com condições neurodivergentes. Além disso, o NATE também se preocupa em acolher e orientar os familiares, em um ambiente seguro e de confiança, onde possam receber informações, apoio emocional e acesso a terapias especializadas para o desenvolvimento adequado dos jovens atendidos. Destarte, busca criar um elo de confiança entre os médicos assistentes e a equipe técnica da operadora de saúde.
Recursos envolvidos: Os recursos envolvidos na implementação incluem investimentos em capacitação da equipe e aquisição de ferramentas essenciais para avaliação e intervenção. Destacam-se o treinamento no protocolo de avaliação comportamental Portage e a compra de materiais lúdicos e reforçadores para criar um ambiente clínico engajador. Foram adquiridos protocolos de avaliação neuropsicológica, como Neupsilin e WISC-IV, além de tecnologias de informação, como notebooks e computadores.
Resultados obtidos: Os resultados obtidos com a implementação do NATE incluem uma significativa redução de 37,5% nos processos judiciais relacionados às terapias especiais, passando de 16 para 10 processos em um ano. Além disso, melhorou a satisfação das famílias, evidenciada por relatos positivos sobre o atendimento e acompanhamento. Desde sua implantação, foram avaliados 279 beneficiários, totalizando 2.147 encontros avaliativos, resultando em intervenções alinhadas às necessidades dos pacientes.
Descrição da prática: A prática consiste na estruturação de um Núcleo de Mediação que compõe o departamento de Jurídico Consultivo da empresa, com foco em promover a autocomposição na busca pela resolução de conflitos, com ênfase na desjudicializacao das demandas relacionadas a saúde, mas não somente, tendo em vista que o Núcleo também apoia as demais áreas, estendendo seu escopo para negociações e resoluções de conflitos com fornecedores, cooperados e ex-funcionários.
Principais objetivos:
- Disseminação cultura de solução de conflito extrajudicia
- Criação de fluxo e canal responsável para tratativa de demandas no âmbito pré-processual, promovendo a solução de conflitos e reduzindo a judicialização
- Estabelecimento de parcerias com órgãos públicos visando a demonstração e participação da empresa em ações que fomentem a desjudicializacao.
- treinamento dos canais de atendimento para redução de conflitos e aumento do índice.
Público-alvo: Carteira de Beneficiários/Clientes da Operadora – 235.624 (duzentos e trinta e cinco mil beneficiários), além de funcionários e cooperados, que juntos somam mais de 2.500 (dois mil e quinhentas) pessoas.
Recursos envolvidos: Para implantação da prática foram utilizados os seguintes recursos:
- Contratação de uma advogada especializada em Mediação e Conciliação;
- Desenho de um processo personalizado para atender as expectativas da empresa, considerando seu público-alvo, suas demandas e objetos de judicialização e/ou registro em órgãos externos;
- Estrutura interna aproveita de setor já existente (PC/Note, excel, e estrutura física)
Resultados obtidos: Desenvolvimento da empresa desde a Alta Direção até as áreas da ponta, para uma cultura com foco em resolução de conflitos, e melhor experiência do cliente, mesmo diante de uma divergência
Alto índice de efetividade (resultados superiores a 75% de acordos frutíferos nos últimos 12 meses), reduzindo potenciais casos de judicialização e aumentando o custo mitigado com demandas judicializadas
1º lugar no Prêmio ABRAREC, categoria Desjudicialização na edição 2022 com um case tratado pelo Núcleo
Descrição da prática: O serviço de cirurgia cardiovascular do Hospital SOS Cárdio (SOS Cárdio Serviços Hospitalares Ltda) se aproximou das fontes pagadoras (operadoras de planos de saúde) e criou critérios de indicação dos procedimentos e materiais de alto custo, restritos à medicina baseada em evidência, bem como estabeleceu regras para abordagem de casos incomuns. É o chamado Programa Quero-Quero, que visa conciliar o querer do cirurgião cardiovascular, com o do hospital, com o da fonte pagadora, com o do paciente.
Principais objetivos: Evitar a judicialização na obtenção de autorização das fontes pagadoras credenciadas (operadoras de planos de saúde) para a realização de procedimentos e uso de materiais de alto custo em pacientes do setor de Cirurgia Cardiovascular do Hospital SOS Cárdio.
Público-alvo: Fontes pagadoras e pacientes do setor de Cirurgia Cardiovascular, com exceção da faixa etária pediátrica, uma vez que o Hospital SOS Cárdio não oferece atendimento na área da Pediatria.
Recursos envolvidos: Não há destinação de recursos específicos para o desenvolvimento da prática no Hospital SOS Cárdio.
Resultados obtidos: A meta principal foi a de coibir, ao máximo, a necessidade de judicialização, que foi atingida, pois, desde 2016, não há registro de caso de judicialização na área da cirurgia cardiovascular do Hospital SOS Cárdio.
Descrição da prática: O intuito da iniciativa “tenho câncer, tenho direitos” é promover o acesso das crianças e adolescentes em tratamento oncológico aos seus direitos. A iniciativa realiza ações visando o cumprimento de leis relacionadas à proteção infantil; campanhas para dar visibilidade, conscientizar da importância e engajar a sociedade em temáticas da infância; bem como fortalecer alianças e integração com o setor público, privado e organizações da sociedade civil.
Principais objetivos: A iniciativa tem como objetivo principal atender as crianças e adolescentes em tratamento oncológico, bem como
suas famílias, nas demandas relacionadas aos direitos sociais e de saúde, através de orientação sociojurídica. Dessa forma, para atender o objetivo principal as ações desdobram-se em ofertar orientação sociojurídica individual e rodas de conversas para as famílias acolhidas pela instituição; realização de campanhas; articulação com os conselhos de direitos; execução do advocacy.
Público-alvo: O público-alvo diretamente atingido pela iniciativa são 120 crianças e adolescentes em tratamento oncológico, com faixa etária entre 0 e 18 anos. Indiretamente, a referida iniciativa também beneficia as famílias das crianças e adolescentes, estas que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. Ressalta-se que o número de beneficiários diretos altera constantemente, dada a rotatividade de cadastros em virtude de falecimento, desligamento por causa da cura e novos cadastros.
Recursos envolvidos: Para implementação desta iniciativa, foram utilizados recursos materiais já existentes na Instituição (computadores, impressoras, internet e materiais de expediente) e os recursos humanos (advogado(a) voluntário(a), assistente social e psicólogo) também da própria instituição. Com isso o Grupo de Apoio a Criança com Câncer de Sergipe não teve que disponibilizar recurso financeiro adicionais e específico para a criação e implementação da iniciativa.
Resultados obtidos: Os resultados alcançados com este projeto foram o de contribuir para o acesso aos direitos pertinentes as crianças e adolescentes em tratamento oncológico no âmbito do SUS. E ainda, foi possível promover a conscientização da rede de saúde, da rede de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, e da sociedade, sobre os direitos sociais dos pacientes oncológicos, como também o acesso à informação e o desenvolvimento da autonomia destas famílias.
Descrição da prática: O referido Programa consiste em conclamar proprietários de aeronaves privadas, que por característica permanecem à disposição para viagens de seus operadores sob demanda, para cada um doar um voo por mês com o propósito de suplementar a logística de captação e transporte de equipes médicas e órgãos para transplante.
Principais objetivos: As metas principais, são: Alcançar a excelência plena na gestão do tempo de isquemia fria, de órgãos ofertados para transplantes, em todo Brasil, reduzindo taxa de descarte de órgãos viáveis pela metade, isto é trazendo de 20% para 10%; proporcionar verdadeira quebra de paradigma na logística de transporte de órgãos para transplantes, aumentando 30% oferta de órgãos à disposição das equipes transplantadoras brasileiras, atuando diretamente na redução da mortalidade em lista de espera por órgão.
Público-alvo: Estão no foco direto, com alcance imediato, os pacientes devidamente inscritos e listados, ativos, priorizados ou não, para transplantes de órgãos, conforme as normas regulatórias do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Serão beneficiadas todas as faixas etárias de receptores, de todos os órgãos (especialmente os que tenham o tempo de isquemia mais crítico), obedecendo rigorosamente as listagens de receptores, fornecidas pelas Centrais Estaduais de Transplantes, espalhadas em todo o Brasil.
Recursos envolvidos: Serão envolvidos serviços de alocação logística de aeronaves, assim entendidos como a intermediação para doação de horas de voos em aeronaves privadas, compreendendo aviões e helicópteros, com o objetivo de prover serviços profissionais específicos e relacionados com o transporte de equipes captadoras e de órgãos para transplante, sendo importante frisar que os voos assegurados são doados, sem encargos ou condições de qualquer natureza, a não ser a genuína solidariedade dos donatários envolvidos
Resultados obtidos: Em uma etapa inicial, em uma ação com uma empresa privada de pequeno porte, no período de novembro de 2021 até janeiro de 2024, conseguimos captar, 09 órgãos: 5 corações, 2 pulmões e 2 fígados, sendo que estes órgãos foram transplantados com sucesso. Os voos tiveram como destino, várias cidades brasileiras, tais como: Goiânia, Uberlândia, Florianópolis, Niterói, Botucatu e Registro. Dos corações captados, 2 deles eram doadores pediátricos, sendo que seus receptores se encontram bem até hoje.
Descrição da prática: A judicialização da saúde suplementar tem ganhado cada vez mais evidência com o aumento significativo de demandas propostas por beneficiários em face dos planos de saúde. Com isso são necessárias medidas para coibir ambientes oportunos para a prática de fraudes e de abusos no setor de saúde suplementar e proposituras exacerbadas de demandas judiciais.
Por esta razão foi criado o Comitê Antifraude, Acompanhamento e Prevenção de Demandas Judiciais.
Principais objetivos: Objetivo: prevenir fraudes em pedidos médicos, informar e capacitar o público-alvo.
Metas: redução da sinistralidade, mensalidade e coparticipação dos planos (Objeto com maior número de demandas judiciais), proporcionando aos beneficiários tratamento adequado por meio de uma medicina baseada em evidência.
Público-alvo: Beneficiários do plano de saúde, médicos cooperados da Unimed Palmas e judiciário.
Recursos envolvidos: Para implementação do Núcleo antifraudes, fora investido na contratação e capacitação de equipe técnica, bem como estruturação de um local específico para avaliação das demandas.
Resultados obtidos: Redução de despesas, o qual totaliza, por exemplo, em 2023 R$ 1.286.815,67 (mil milhão duzentos e oitenta e seis mil, oitocentos e quinze reais e sessenta e sete centavos) de custos poupados;
conscientização do público alvo por meio de palestras, simpósios e acordos.