Meta 9 do Poder Judiciário
Meta 9 do Poder Judiciário
Agenda 2030

As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, com foco na celeridade, eficiência e qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Meta 9 para 2025 – Estimular a inovação no Poder Judiciário
(Aplicável ao TST, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho)
A Meta 9 tem como finalidade incentivar o desenvolvimento e a implementação de projetos inovadores no âmbito do Judiciário, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A proposta visa estimular a colaboração entre instituições públicas e gerar benefícios concretos e mensuráveis à sociedade.
Especificações por ramo da Justiça:
- Tribunal Superior do Trabalho (TST), Justiça Estadual e Justiça do Trabalho:
Desenvolver, ao longo de 2025, dois projetos inovadores, vinculados à Agenda 2030, oriundos de Laboratórios de Inovação, com a participação de pelo menos um laboratório de outra instituição pública, que resultem em impactos sociais mensuráveis. - Justiça Federal:
Implantar, em 2025, dois projetos de inovação oriundos de Laboratórios de Inovação, com a participação de ao menos um laboratório de outra seção judiciária, tribunal ou órgão público, acompanhados de avaliação dos impactos sociais relacionados aos ODS da Agenda 2030. - Justiça Eleitoral:
Implantar, ao longo de 2025, um projeto inovador, desenvolvido em Laboratório de Inovação, com participação de pelo menos um laboratório de outro tribunal ou órgão da administração pública, e que contenha avaliação dos benefícios sociais relacionados à Agenda 2030. - Justiça Militar da União e dos Estados:
Desenvolver, até o final de 2025, ao menos um projeto de inovação, originado de Laboratório de Inovação, com avaliação dos benefícios sociais gerados, em consonância com os Objetivos da Agenda 2030.
Acesse as metas completas e os glossários da Meta 9 no Portal do CNJ:
Metas do Judiciário – Portal CNJ
A Meta 9 consolida a inovação como eixo estruturante para o futuro da Justiça brasileira. Ao promover iniciativas alinhadas à Agenda 2030, a proposta reforça o papel do Poder Judiciário como agente ativo de transformação social, sustentável e colaborativa, em benefício da sociedade como um todo.