O que é Gestão de Processo?

O Processo é o resultado da articulação de pessoas, instalações, equipamentos e outros recursos que agrega valor ao produto ou serviço. Um processo organizacional pressupõe início e fim bem definidos.

A Gestão de Processos é uma metodologia que permite acompanhar, avaliar e redesenhar os processos de trabalho, visando à melhoria contínua destes e o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

O Conselho Nacional de Justiça utilizou a ferramenta BizAgi para modelagem dos seus processos de trabalho. Após realizar o mapeamento de todas as unidades dentro do Conselho, passou-se para análise de melhoria dos fluxos, o redesenho.

Por meio de reuniões com as áreas, foi possível identificar os principais gargalos dentro do processo e solucioná-los juntamente com os seus responsáveis. A atualização dos fluxos de trabalho será uma atividade contínua, sendo necessária a proatividade de cada unidade para informar, ao Departamento de Gestão Estratégica (DGE), novos processos de trabalho e suas revisões.

Macroprocessos

As ações do CNJ estão agrupadas em 11 macroprocessos, a maioria é direcionada à promoção da cidadania, do acesso à Justiça e da modernização do Judiciário.

Os macroprocessos definem, englobam e explicam as principais atribuições desempenhadas pelo Conselho. Além disso, envolvem, geralmente, mais que uma função na estrutura organizacional, evidenciando, de forma ampla, como o CNJ funciona.

A estrutura de Macroprocessos permite visão sistêmica e abrangente das macroatividades e da forma como o CNJ atua.

O conhecimento dos macroprocessos colabora para a integração entre operações, unidades administrativas e objetivos estratégicos, além de explicitar e missão organizacional.

Acesse o Portal de Macroprocessos do CNJ