Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Audiência Pública Quantificação de Dano Ambiental

27/07/2023

O Conselho Nacional de Justiça realizou no dia 27 de julho 2023 a audiência pública sobre quantificação de dano ambiental com o objetivo de (1) padronização de referências técnicas para consideração, pelos magistrados(as), das provas produzidas exclusivamente por sensoriamento remoto ou obtidas por satélite no acervo probatório das ações judiciais ambientais (art. 11 da Resolução CNJ n. 433/2021); (2) elaboração de parâmetros adequados à quantificação do impacto de dano ambiental na mudança climática global (art. 14, primeira parte, da Resolução CNJ n. 433/2021), para o que torna públicas as contribuições recebidas na Consulta Pública sobre quantificação do dano ocorrida no ano de 2022.

O objeto da audiência pública foi o registro de manifestações que possam contribuir com esclarecimentos técnicos e jurídicos, metodologias, indicadores e boas práticas para a fixação e quantificação dos danos ambientais. Os interessados deveriam se manifestar, prioritariamente, sobre os seguintes pontos:

a) possibilidade do uso de ferramentas de geoprocessamento em auxílio à quantificação de dano ambiental;

b) levantamento de indicadores, métricas e parâmetros (nacionais ou internacionais) para quantificação do dano ambiental que altera a condição de flora existente; e

c) uso potencial de métricas baseadas em emissões de gases de efeito estufa ou supressão de sumidouros por hectare afetado pela conduta lesiva, a exemplo da utilização de instrumentos do mercado voluntário de carbono e sua adequação à realidade brasileira.

Leia aqui o edital de convocação (arquivo em .pdf)

Clique aqui para acessar a lista de participantes inscritos habilitados e a programação da audiência.

Clique aqui para acessar a Ata n. 1689149

Leia também:

Apresentações:

Assista à Audiência pelo canal do CNJ no Youtube:


Serviços:

Audiência Pública Sobre Quantificação de Dano Ambiental

Data: 27 de julho de 2023
Local: Auditório do Conselho Nacional de Justiça com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube.
Horário: das 9h às 18h
Formato: Híbrido

Detalhes

Data:
27/07/2023
Categoria de Evento: