O monitoramento do planejamento estratégico nacional é importante para acompanhar o desempenho dos componentes do plano, macrodesafios e seus respectivos indicadores de desempenho. Esse monitoramento é imprescindível uma vez que permite comparar resultados alcançados ao longo da vigência da Estratégia, além de apontar ajustes necessários para atingimento do esperado.

Segundo a Resolução CNJ n. 325, de 30 de junho de 2020, o monitoramento e a avaliação da Estratégia Nacional do Poder Judiciário dar-se-ão por meio dos seguintes instrumentos, sem prejuízo de outros:

I – análise dos indicadores de desempenho da Estratégia do Judiciário;

II – análise dos resultados das Metas Nacionais e Metas Específicas do segmento de justiça;

III – verificação da realização de programas, projetos ou ações implementados pelos órgãos do Poder Judiciário que promovam o alcance dos Macrodesafios do Poder Judiciário, dos seus respectivos indicadores de desempenho e das Metas Nacionais.

 

Os indicadores de desempenho são mecanismos que auxiliam na atuação dos órgãos do Judiciário em relação ao alcance dos Macrodesafios estabelecidos.

 As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com mais eficiência e qualidade. Ademais, buscam também aprimorar os resultados dos indicadores de desempenho 

O diagnóstico de realização de programas, projetos e ações que impactam no alcance dos Macrodesafios e do indicador de desempenho tem o foco identificar a execução e conclusão de iniciativas estratégicas nos órgãos do Poder Judiciário a fim de atingir resultados positivos na execução da Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

 

O Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça elaborou documento explicativo com o objetivo de apresentar o processo de monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o período 2021-2026 e delinear a formulação das Metas Nacionais para cada ano de vigência da nova Estratégia.

Monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário – referência 2021

Monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário – referência 2021-2022

Monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário – referência 2022-2023

Monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário – referência 2023-2024