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EAD no Judiciário
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CURSOS - 2º SEMESTRE 2024 | CICLO DE CURSOS ABERTOS
Os cursos ofertados pelo CEAJud podem ser acessados no link https://www.cnj.jus.br/eadcnj/
Carga horária: 40h/a
Objetivo: Promover o entendimento sistêmico sobre migração, tráfico de pessoas e crimes correlatos e a capacitação dos agentes do Sistema de Justiça e dos atores chave na Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2095
Conteúdo programático:
Módulo 1
Noções introdutórias sobre migração, tráfico de pessoas e crimes correlatos:
– Sobre as Migrações Internacionais
– Sobre o Tráfico de Pessoas
– Crimes correlatos ao tráfico de pessoas
Módulo 2
A Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
– Rede de Enfrentamento ao tráfico de Pessoas no Brasil
Módulo 3
Tráfico de pessoas em inúmeros: processos judiciais e subnotificação
– Atuação do Ministério Público Federal (MPF) sob a perspectiva da centralidade da vítima
– Possíveis percursos da instrução e julgamentos sobre a perspectiva da centralidade da vítima
– Jurisprudência, boas práticas e a perspectiva da centralidade da vítima
Módulo 4
Crimes correlatos ao tráfico de pessoas:
– Contrabando de migrantes
– Trabalho escravo
– Tráfico de drogas
– Considerações finais
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Autoinstrucional
Carga horária: 21 h/a
Objetivo: Conhecer fundamentos e procedimentos relativos à Justiça Restaurativa no contexto da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos Fundamentais. Analisar o desenvolvimento histórico da Justiça Restaurativa nos âmbitos internacional e nacional, bem como identificar as principais normativas internacionais e nacionais sobre Justiça Restaurativa; Normativas de referência e Resolução CNJ nº 225/2016. Compreender o conceito de Justiça Restaurativa em toda a sua amplitude, como instrumento de transformação social.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2099
Conteúdo programático:
1. Justiça Restaurativa e Cultura de Paz
2. Justiça Restaurativa – seu histórico Internacional e no Brasil
3. Justiça Restaurativa e seu Potencial Transformador
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Servidores do Poder Judiciário.
Autoinstrucional
Carga horária: 20h
Objetivo: Compreender a construção histórica das relações raciais no Brasil, desde o período colonial até os dias de hoje. Conhecer os principais conceitos necessários à compreensão das temáticas raciais. Compreender de que forma as questões raciais vêm sendo tratadas na legislação e na jurisprudência pátria. Compreender a importância da comunicação na luta antirracista.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2096
Conteúdo programático:
1.1. Introdução
1.2. As raízes da escravidão
1.3. O pós-abolição. A hierarquia racial e a opressão baseada na cor da pele
1.4. O mito da democracia racial. População negra e desigualdades.
1.5. Branquitude, privilégios e meritocracia
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 15h
Objetivo: Orientar ações de comunicação e de divulgação interna e externa, nas unidades judiciárias do país, que contribuam para a formação de uma cultura de respeito à diversidade.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2097
Conteúdo programático:
INTRODUÇÃO
UNIDADE I – Direitos humanos e declaração internacional; Direitos humanos e direitos das mulheres; Agenda ONU.
UNIDADE II – A relação entre cultura e comunicação e o tema da igualdade; Diversidade,
minorias e mulheres; Diversidade, gênero e sexualidade; A representação das mulheres na comunicação do Judiciário.
UNIDADE III – Linguagem e identidade de gênero; Linguagem inclusiva e comunicação; Linguagem inclusiva e representação social.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Servidores(as) das unidades de comunicação do Poder Judiciário e a sociedade em geral.
Com Tutoria
Carga horária: 5h
Objetivo: Descrever a organização da Administração Pública brasileira; Distinguir os três poderes da União, suas funções típicas e atípicas; Descrever a estrutura do Poder Judiciário Brasileiro; Compreender o funcionamento e organização do Poder Judiciário; Identificar as principais atribuições dos tribunais do Poder Judiciário; Descrever a estrutura do Conselho Nacional de Justiça; Identificar as principais atribuições do Conselho Nacional de Justiça; Indicar as formas de acionar o Conselho Nacional de Justiça.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2098
Conteúdo programático:
Módulo I – Introdução
1. Brasil: Estado democrático de direito
2. Administração Pública – para que serve?
Noções gerais
Princípios fundamentais
3. Os três Poderes da República: Legislativo, Executivo e Judiciário
Módulo II – O Poder Judiciário
1. Poder Judiciário Brasileiro
Aspectos históricos
Atribuições
Órgãos e estrutura
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 20h
Objetivo: Apresentar os principais conceitos, a importância e a aplicabilidade da gestão de projetos para que se alcancem os objetivos estratégicos da organização.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2100
Conteúdo programático: Gestão de projetos, programa e portfólios; gestão ágil; metodologias Project DPRO, PRINCE2 e PM Canvas; Guia PMBOK; maturidade em gerenciamento; planejamento detalhado do projeto, perpassando por escopo, TAP; EAP, cronograma, custos, recursos, comunicações, riscos, e partes interessantes; além das ferramentas de gestão Microsoft Teams, Planner e Project, e aplicações práticas dos conteúdos desenvolvidos.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Profissionais do poder judiciário que atuam no campo de projetos e possuem interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos em gestão de projetos.
Autoinstrucional
Carga horária: 10h
Objetivo: Ao final do curso, o estudante deverá ser capaz de:
• Explicitar conceitos da qualidade no contexto atual das organizações públicas e
privadas;
• Distinguir as 4 (quatro) principais Eras da Qualidade;
• Identificar o pensamento sistêmico nas organizações e analisar sua relação com o Poder Judiciário;
• Estudar a Trilogia de Juran e o Programa 5 S;
• Definir gerenciamento por diretrizes e as normas de gestão de qualidade e sua relação com o Poder Judiciário;
• Distinguir as principais normas de qualidade;
• Identificar os principais prêmios da qualidade;
• Analisar a relação da qualidade como investimento;
• Descrever o ciclo PDCA (planejar, fazer, verificar e agir);
• Conhecer e definir as principais técnicas de gestão da qualidade;
• Identificar situações e oportunidades de melhoria do ciclo de gestão.
• Relacionar os conceitos e aplicações práticas das ferramentas da qualidade total;
• Identificar potencial uso de dados estatísticos do Poder Judiciário;
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2101
Conteúdo programático:
Módulo I – Qualidade Total no Contexto do Pensamento Sistêmico
• Uma breve história da qualidade nas organizações;
• Introdução ao pensamento sistêmico;
• O Pioneiro Juran e sua Trilogia: Planejamento, Controle e Melhoria da Qualidade;
• Programa 5 S.
Módulo II – Qualidade Total: Programas, Normas e Especificações
• Gerenciamento pelas diretrizes e normas de gestão da qualidade;
• Prêmios da Qualidade;
• Crosby: Qualidade como Investimento;
• Reflexão: A qualidade como atendimento às especificações.
Módulo III – Qualidade Total: Uma Abordagem Gerencial
• Gestão como Melhoria Contínua (Kaizen);
• Empoderamento (empowerment);
• Melhores Práticas (benchmarking);
• Estoque Zero (Just in Time);
• Dr. Deming e Scholtes: o Ciclo PDCA x PDSA;
Módulo IV – Ferramentas de Qualidade Total
• Ferramentas da Qualidade Total
• Desdobramento da Função Qualidade
• Pensadores Japoneses e a gestão visual
• Voltando aos conceitos de qualidade e seus custos
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral
Autoinstrucional
Carga horária: 10h
Objetivo: Ao final do curso, o estudante deverá ser capaz de: Entender a evolução histórica da qualidade; Identificar o contexto histórico do Método de Análise e de Solução de Problemas; Compreender a aplicação do ciclo PDCA no método MASP; Identificar as fases do método de análise e de solução de problemas; Definir o conceito de processo; Descrever as relações existentes entre problemas e a gestão por processos. Compreender as fases do método de análise e de solução de problemas; Compreender o ciclo PDCA; Compreender a diferença entre ferramenta e método; Compreender a aplicação prática das ferramentas no método MASP;
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2103
Conteúdo programático:
MÓDULO N. 1: Evolução da Gestão da Qualidade: contextualização histórica da solução de problemas
MÓDULO N. 2: Noções introdutórias sobre solução de problemas
MÓDULO N. 3: Método de solução de problemas – MASP
MÓDULO N. 4: Ferramentas básicas utilizadas no método MASP
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público‐alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 15h
Objetivo: Com a edição da Nova Lei de Licitações, caberá aos agentes públicos do Poder Judiciário atualizarem-se para lidar com os novos procedimentos e institutos inerentes ao Macroprocesso de Contratação em suas três fases: planejamento, seleção do fornecedor e execução contratual. A norma, que vem para modernizar a gestão por intermédio da introdução de elementos da Governança Pública, levará a Administração Pública a viver um novo momento com foco em resultados para o órgão e para o cidadão-cliente. Por isso, o presente curso tem como objetivo permitir que os alunos, após a conclusão do evento, estejam aptos a reconhecer e manejar as principais mudanças relacionadas às Contratações Públicas advindas do novo marco legal.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2104
Conteúdo programático:
Governança na Nova Lei de Licitações e Contratos: art. 11, parágrafo único
Resolução CNJ 347/2020: noções introdutórias; diretrizes; instrumentos de Governança;
Gestão por Competências; Gestão de Riscos
Documento de Formalização da Demanda
Estudos Técnicos Preliminares
Análise de Riscos
Termo de Referência
Pesquisa de Preços
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: agentes públicos envolvidos no macroprocesso de contratação, como representantes das unidades demandantes e técnicas, assessores jurídicos, controladores internos, auditores internos, pregoeiros, equipes de apoio, agentes de contratação, secretários, assessores especiais, gestores, fiscais de contratos, dentre outros.
Autoinstrucional
Carga horária: 15h
Objetivo: Com a edição da Nova Lei de Licitações, caberá aos agentes públicos do Poder Judiciário atualizarem-se para lidar com os novos procedimentos e institutos inerentes ao Macroprocesso de Contratação em suas três fases: planejamento, seleção do fornecedor e execução contratual. A norma, que vem para modernizar a gestão por intermédio da introdução de elementos da Governança Pública, levará a Administração Pública a viver um novo momento com foco em resultados para o órgão e para o cidadão-cliente. Por isso, o presente curso tem como objetivo permitir que os alunos, após a conclusão do evento, estejam aptos a reconhecer e manejar as principais mudanças relacionadas às Contratações Públicas advindas do novo marco legal.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2105
Conteúdo programático:
Apresentação de propostas e Lances
Julgamento
Habilitação
Fase Recursal
Homologação
Modalidades Licitatórias
Critérios de Julgamento
Procedimentos auxiliares: credenciamento, pré-qualificação, Procedimento de
Manifestação de Interesse – PMI, Sistema de Registro de Preços – SRP e Registro
Cadastral
Pré-requisitos: É recomendável que o aluno tenha realizado o curso 1.
Público-alvo: agentes públicos envolvidos no macroprocesso de contratação, como representantes das unidades demandantes e técnicas, assessores jurídicos, controladores internos, auditores internos, pregoeiros, equipes de apoio, agentes de contratação, secretários, assessores especiais, gestores, fiscais de contratos, dentre outros.
Autoinstrucional
Carga horária: 15h
Objetivo: Com a edição da Nova Lei de Licitações, caberá aos agentes públicos do Poder Judiciário atualizarem-se para lidar com os novos procedimentos e institutos inerentes ao Macroprocesso de Contratação em suas três fases: planejamento, seleção do fornecedor e execução contratual. A norma, que vem para modernizar a gestão por intermédio da introdução de elementos da Governança Pública, levará a Administração Pública a viver um novo momento com foco em resultados para o órgão e para o cidadão-cliente. Por isso, o presente curso tem como objetivo permitir que os alunos, após a conclusão do evento, estejam aptos a reconhecer e manejar as principais mudanças relacionadas às
Contratações Públicas advindas do novo marco legal.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2106
Conteúdo programático:
Formalização dos Contratos
Garantias
Prerrogativas da Administração
Gestão e Fiscalização
Execução e Duração
Alteração dos Contratos e dos Preços
Extinção
Recebimento do Objeto
Pagamentos
Infrações e Sanções administrativas
Pré-requisitos: É recomendável que o aluno tenha realizado o curso 1 e 2.
Público-alvo: agentes públicos envolvidos no macroprocesso de contratação, como representantes das unidades demandantes e técnicas, assessores jurídicos,
controladores internos, auditores internos, pregoeiros, equipes de apoio, agentes de contratação, secretários, assessores especiais, gestores, fiscais de contratos, dentre outros.
Autoinstrucional
Carga horária: 20h
Objetivo: surge como instrumento de conscientização para os protagonistas dos conflitos familiares, oferecendo espaço para a reflexão e a ressignificação do exercício de uma parentalidade responsável. Elas são recomendadas pelas Varas de Família aos pais e mães que enfrentam ações judiciais decorrentes da ruptura do vínculo conjugal (separação, disputa da guarda dos filhos, regulamentação de visitas, etc), mas também podem ser realizadas por qualquer interessado.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2108
Conteúdo programático:
A experiência da separação para os adultos
A experiência da separação para seu filho
Você, seu filho e seu par parental
Alienação Parental
Escolhas
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a toda a população.
Autoinstrucional
Carga horária: 11h
Objetivo: O curso de Pensamento Adaptativo e Gestão de Mudança desenvolve
conhecimentos, habilidades e capacidades práticas na adoção da gestão da mudança em cenários organizacionais e colaborativos, visando à efetiva adaptabilidade dos indivíduos, grupos e organizações ao contexto transformacional desejado.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2108
Conteúdo programático:
Módulo 1
Abertura e Introdução ao curso
Mudança e Problema (conhecido, conhecível e incognoscível)
Gestão de Mudança – Modelo Comportamental (Parte I)
Gestão de Mudança – Modelo Comportamental (Parte II)
Gestão de Mudança – Análises
Módulo 2
Estratégia da Mudança – Acrasia
Como trabalhar a acrasia – A mudança a partir do indivíduo
Módulo 3
Change Management Game
Modelo McKinsey 7S
Valores do Lean Change Management
Módulo 4
Cynefin – Domínios Claro e Complicado
Cynefin – Domínios Complexo e Caos
Cynefin – Domínio Confuso
Decisões e Abordagens de Gerenciamento de Projetos (Parte I)
Decisões e Abordagens de Gerenciamento de Projetos (Parte II)
Módulo 5
Introdução ao Modelo de Gestão de Mudanças – John Kotter
Modelo de Gestão de Mudanças – John Kotter (Passos 1-3)
Modelo de Gestão de Mudanças – John Kotter (Passos 4-8)
Evolução do Modelo de Gestão de Mudanças de Kotter
Módulo 6
Comunicação Não Violenta – Janela de Johari
Comunicação Não Violenta – Como nos ajuda? (Componente 1)
Comunicação Não Violenta – Como nos ajuda? (Componentes 2-4)
Pré-requisitos:
Para cursar a presente capacitação, faz-se necessário possuir:
• Computador, tablet e/ou celular capazes de acessar a plataforma moodle do CEAJUD;
• Versões mais atualizadas de Windows, Linux ou Mac;
• Conexão de internet.
Autoinstrucional
Carga horária: 12h
Objetivo: O curso de Pensamento Sistêmico e Gerenciamento de Benefícios desenvolve conhecimentos, habilidades e capacidades práticas na adoção de teorias sistêmicas nos desafios organizacionais, objetivando uma gestão de portfólio mais dinâmica baseada numa visão sistêmica e com o foco na realização dos benefícios.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2110
Conteúdo programático:
Módulo 1
Abertura
Apresentação do Curso
Contexto Estratégico dos Benefícios
Realização de Benefícios
Diferença entre Saídas, Capacidades, resultados e Benefícios
Domínios de Desempenho em Gerenciamento de Projetos e Ciclo de Vida
Fase de entrega dos Benefícios do Programa
Análise dos Benefícios, Planejamento e Entrega
Padrão Britânico de Gerenciamento de benefícios
Módulo 2
Considerações iniciais do Business Case
Business Case
Revisão do Business Case
Canvas de Business Case
Gerenciamento da realização de Benefícios para profissionais de
PMO
Construindo um portfólio orientado ao valor
Etapa de Preparação, planejamento e entrega
Módulo 3
Introdução a complexidade do pensamento sistêmico
O que é um sistema
Visão do Disciplined Agile – PMI
Visão do Management 3.0
Módulo 4
Modelos mentais e Arquétipos Sistêmicos
Como os modelos mentais funcionam?
Cultura e Modelos Mentais
Como podemos mudar os modelos mentais?
Arquétipos Sistêmicos e Relações Causais
Arquétipos Sistêmicos na perspectiva de sistemas
Módulo 5
Por que mapear sistemas?
Como e quando construir um mapa do sistema?
Dinâmica de Sistemas
Modelo Simples da Dinâmica de um projeto
Pontos de Alavancagem
Módulo 6
Plataforma Loopy
Sense Making
Pré-requisitos:
Para cursar a presente capacitação, faz-se necessário possuir:
• Computador, tablet e/ou celular capazes de acessar a plataforma moodle do CEAJUD;
• Versões mais atualizadas de Windows, Linux ou Mac;
• Conexão de internet.
Autoinstrucional
Carga horária: 44h
Objetivo: são apresentadas, de maneira direta, clara e simplificada, as principais noções referentes a marcas, desenhos industriais, patentes e contratos de tecnologia, temas da PI que aparecem com mais frequência em disputas judiciais. Espera-se contribuir para que os servidores da Justiça brasileira, principalmente no âmbito estadual e no municipal, tenham uma visão geral desses ativos de PI e possam embasar, com mais segurança, seus pareceres e suas decisões nesta área.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2111
Conteúdo programático:
Introdução.
Marcas.
Desenhos Industriais.
Patentes.
Contratos de Tecnologia.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: servidores da Justiça brasileira, principalmente no âmbito estadual e no municipal.
Autoinstrucional
Carga horária: 35h
Objetivo: O curso tem como objetivo capacitar servidores do Poder Judiciário em relação à importância da promoção da saúde mental e da prevenção de agravos, riscos e doenças, objetivando o bem-estar biopsicossocial.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2112
Conteúdo programático:
MÓDULO 1 – CONTEXTUALIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL
UNIDADE I: Introdução: o que é saúde mental?
UNIDADE II: Saúde mental nas diversas fases do desenvolvimento humano: adulto jovem, adulto-intermediário e velhice
UNIDADE III: Relações Humanas e Ética
MÓDULO 2 – ADOECIMENTO E SOFRIMENTO MENTAL
UNIDADE I: O processo do adoecer
UNIDADE II: Conceitos de normalidade e patologia na saúde mental.
UNIDADE III: Principais transtornos e reações emocionais frente aos processos de adoecimento
UNIDADE IV: Adoecimento psíquico secundário à doença.
MÓDULO 3 – SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL
UNIDADE I: Educação para saúde
UNIDADE II: Epidemiologias
UNIDADE III: Fatores de riscos e agravos à saúde
UNIDADE IV: Promoção da saúde e da qualidade de vida
MÓDULO 4 – TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE MENTAL
UNIDADE I: Estresse
UNIDADE II: Depressão
UNIDADE III: Violência doméstica
UNIDADE IV: Drogas e dependência química
UNIDADE V: Assédio moral e sexual
UNIDADE VI: Autoestima e valorização da vida
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Servidores do Poder Judiciário.
Autoinstrucional
Carga horária: 24h
Objetivo: Capacitar magistrados e servidores das varas com competência na infância e juventude cível a utilizarem o novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNAA), além de fornecer a eles um panorama das questões cíveis relacionadas à infância e juventude, em especial, ao acolhimento e à adoção.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2113
Conteúdo programático:
PARTE TEÓRICA
Importância, princípios e características do estatuto da criança e do adolescente,
enfocando a doutrina da proteção integral
Características do ECA
Direitos
O sistema de proteção à infância e juventude
O papel do conselho tutelar
O acolhimento
A busca pela reintegração e família extensa – equipe técnica da instituição de acolhimento
Os processos relacionados às questões cíveis da infância e juventude
O processo de destituição
O processo de habilitação e adoção
A entrega voluntária
PARTE PRÁTICA
Módulo 1
Tela inicial
Pesquisa de menu
Cadastro de criança
Vincular irmão
Módulo 2
Cadastrar processo
Andamento acolher
Reavaliação acolhimento
Guia de acolhimento
Módulo 3
Cadastrar pretendente
Inativação e separação de pretendentes
Buscar pretendentes
Vincular pretendentes
Módulo 4
Outros andamentos
Menu serviços de acolhimento
Módulo 5
Colocar em processo de adoção intuitu personae
Concluir processo de adoção intuitu personae
Colocar em guarda sem fins de adoção
Menu órgão julgador
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
Autoinstrucional
Carga horária: 3h
Objetivo: Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar o Novo Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB) e torná-lo apto a realizar o cadastramento e registro de bens apreendidos e gerir sua situação até a destinação final. O sistema tem como objetivo favorecer a integração do Poder Judiciário no âmbito da gestão de bens com restrição judicial, atuando com eficácia no controle desses bens e atendendo à justiça cível, trabalhista e criminal. Como suporte ao Ensino Remoto, será utilizada a infraestrutura da plataforma moodle do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD). Serão observados os seguintes detalhes sobre os procedimentos didáticos no período de vigência
do curso, conforme itens abaixo.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2114
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Apresentação
Módulo 2 – Classificações de Bens e Configurações Gerais
Módulo 3 – Cadastro e Manutenção de Bens
Módulo 4 – Gestão de Remessas
Módulo 5 – Painéis e Relatórios
Módulo 6 – Considerações Finais
Pré-requisitos:
Os requisitos técnicos necessários para cursar a capacitação são:
• Computador, tablet e/ou celular capaz de acessar a plataforma
moodle do CEAJUD; e
• Conexão de internet.
Autoinstrucional
Carga horária: 3h
Objetivo: Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar o Novo Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB) e torná-lo apto a realizar o cadastramento e registro de bens apreendidos e gerir sua situação até a destinação final. O sistema tem como objetivo favorecer a integração do Poder Judiciário no âmbito da gestão de bens com restrição judicial, atuando com eficácia no controle desses bens e atendendo à justiça cível, trabalhista e criminal. Como suporte ao Ensino Remoto, será utilizada a infraestrutura da plataforma moodle do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD). Serão observados os seguintes detalhes sobre os procedimentos didáticos no período de vigência
do curso, conforme itens abaixo.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2120
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Apresentação
Módulo 2 – Classificações de Bens e Configurações Gerais
Módulo 3 – Cadastro e Manutenção de Bens
Módulo 4 – Gestão de Remessas
Módulo 5 – Painéis e Relatórios
Módulo 6 – Considerações Finais
Pré-requisitos:
Os requisitos técnicos necessários para cursar a capacitação são:
• Computador, tablet e/ou celular capaz de acessar a plataforma
moodle do CEAJUD; e
• Conexão de internet.
Autoinstrucional
Carga horária: 24h/a
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Tomada de Decisão na Audiência de Custódia
Módulo 2 – Tomada de Decisão na Audiência de Custódia: Crimes e Perfis Específicos
Módulo 3 – Proteção Social na Audiência de Custódia
Módulo 4 – Prevenção e Combate à Tortura e Maus-tratos para Audiência de Custódia
Módulo 5 – Uso de Algemas e Outros Instrumentos de Contenção em Audiências Judiciais
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2115
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Com Tutoria
Carga horária: 10h/a
Conteúdo programático:
Aula 1 – Cadastro; Página Inicial Do Sistema Eletrônico De Execuçãounificado (Seeu); Perfil Do Usuário; Mesa De Trabalho Do Perfil Depen; Menus Superiores; Busca De Processo; Busca Simples: Pesquisa Por Número Do Processo; Pesquisa Por Dados Do(A) Sentenciado(A); O Processo De Execução Penal; Página Inicial Do Processo De Execução Penal
Aula 2 – Processos Aguardando Ciência E Análise (Novos); Processos Para Análise; Realizar Comunicação/Juntar
Informação No Processo
Aula 3 – Página Autos Remessa; Bloqueio De Pendência
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2198
Autoinstrucional
Carga horária: 12h/a
Conteúdo programático:
Aula 1 – 1. Cadastro; 2. Página inicial do SEEU; 3. Perfil do Usuário; 4. Alterar Senha; 5. Cadastrar assessor; 6. Busca de Processo; 7. O processo de execução penal;
Aula 2 – 1. Mesa do Defensor Público; 2. Processos recebidos e não lidos; 3. Processos lidos e aguardando análise; 4. Processos remetidos para fins de ciência; 5. Peticionamento; 6. Cadastro de processo;
Aula 3 – 1. Perfil do Gerente da Defensoria Pública; 2. Distribuição; 3. Redistribuição de processos; 4. Remessas com Decurso de Prazo; 5. Baixados automaticamente; 6. Cadastro do Defensor Público;
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2197
Autoinstrucional
Carga horária: 16h/a
Conteúdo programático:
Aula 1 – 1. Cadastro; 2. Página inicial do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU); 3. Perfil do Usuário; 4. Busca de Processo; 5. O processo de execução penal;
Aula 2 – 1. Mesa do Magistrado; 2. Processos conclusos; 3. Assinatura de conclusão em lote; 4. Assinatura de Expedientes;
Aula 3 – 1. Processos minutados pela assessoria; 2. Designação de assessor para elaboração de minuta;
Aula 4 – 1. Ferramentas;
Aula 5 – 1. Controle da unidade;
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2196
Autoinstrucional
Carga horária: 12h/a
Conteúdo programático:
Aula 1 – 1. Cadastro; 2. Página inicial do Sistema Eletrônico de Execução Unificado(SEEU) 3. Perfil do Usuário4. Alterar Senha; 5. Cadastrar assessor; 6. Busca de Processo; 7. O processo de execução penal
Aula 2 – 1. Mesa do Membro do Ministério Público; 2. Processos recebidos e não lidos; 3. Processos lidos e aguardando análise; 4. Processos remetidos para fins de ciência; 5. Peticionamento; 6. Cadastro de processo; 7 Cadastro – Acordo de não Persecução Penal (ANPP); 8. Cadastro – Execução de pena de multa;
Aula 3 – 1. Perfil do Gerente do Ministério Público; 2. Distribuição; 3. Redistribuição de processos; 5. Baixados automaticamente; 6. Cadastro do(a) promotor(a) de justiça;
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2195
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Autoinstrucional
Carga horária: 10h/a
Conteúdo programático:
Aula 1 – 1. Cadastro do advogado no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU); 2. Perfil do Usuário;
Aula 2 – 1. Meus processos; 2. Substabelecimento; 3. Intimações;
Aula 3 – 1. Cumprimento de Intimação;
Aula 4 – 1. Menu superior Intimações; 3. Menu superior “Buscas”; 4. Menu superior “Estatísticas”; 5. Menu superior “Outros”; 6. Mesa do Advogado Particular;
Aula 5 – 1. O processo de execução penal; 2. Peticionamento;
Aula 6 – 1. Aba “Informações Gerais”; 2. Aba “Partes”; 3. Aba “Eventos”; 4. Abas “Incidentes concedidos”, “Incidentes Não Concedidos” e “Incidentes Pendentes”; 5. Aba “Informações Adicionais”;
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2194
Autoinstrucional
Carga horária: 16h/a
Conteúdo programático:
Aula 1 – Cadastro; página inicial do sistema eletrônico de execução unificado (SEEU); Perfil do Usuário e Perfil do Oficial de Justiça;
Aula 2 – Novos mandados distribuídos para o(a) oficial
de justiça; Cumprimento de Mandados;
Aula 3 – Perfil Central de Mandados – página inicial;
Aula 4 – Menu superior Mandados; Menu superior Consultas;
Aula 5 – Mandados;
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2188
Autoinstrucional
Carga horária: 24h/a
Conteúdo programático:
Aula 2 – Parte 1: Cadastro de processo de execução penal já existente em tramitação em outro sistema ou de forma física.
Parte 2: Cadastro de novo processo de execução penal.
Aula 3 – Analista e Técnico: Implantação dos dados do processo criminal
Aula 4 – Analista e Técnico: Eventos (prisões, solturas, inícios e interrupções de cumprimento de pena). Incidentes concedidos (lançamento do regime inicial de cumprimento de pena, alterações de datas-bases, remições e outros incidentes). Informações adicionais (Cálculo dos requisitos temporais, relatórios).
Aula 5 – Analista e Técnico: Cadastro de alterações de regime, cadastro e atualizações de condições de cumprimento de semiaberto harmonizado.
Aula 6 – Analista e Técnico: Penas restritivas de direito (cadastro e atualização), prestação pecuniária, prestação de serviços à comunidade, proibição de ausentar-se da comarca e outras medidas.
Aula 7 – Analista e Técnico: Parte 1: Busca de processos (buscas simples, busca avançada, busca execução penal). Localizadores, movimentações em lote, agrupadores, movimentações de processos e habilitação de advogadas.
Parte 2: Invalidar movimentações, ordenar e expedir cumprimentos (ofícios, mandados e outros cumprimentos).
Aula 8– Analista e Técnico: Audiências: criar pautas, criar pautas em lote, agendar audiência, movimentar audiência, cancelar audiência. Decursos de prazos, Expedição de cartas precatórias e cartas precatórias eletrônicas. Devolução de cartas precatórias eletrônicas.
Aula 9 – Analista e Técnico: Modelos de documentos, suspeita de prevenção, alteração de sigilo de processos e documentos.
Aula 10 – Distribuidor: Cadastro de processo de execução. Gerenciamento do certificado digital. Distribuição de processos. Redistribuição.
Cancelamento de distribuição.
Aula 11 – Diretor ou chefe de secretaria: Gerenciamento da unidade judicial. Processos paralisados. Relatórios de erros. Alteração de magistrado ou do assessor responsável pela conclusão ou do agrupado. Produtividade da unidade. Movimento forense. Incidentes a vencer e vencidos. Estatísticas. Análise de juntadas.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2187
Autoinstrucional
CURSOS - 2º SEMESTRE 2024 | DIREITOS DA INFÂNCIA
Carga horária: 24h/a
Objetivo: Conhecer e utilizar corretamente os processos de Medida protetiva e ADPF no âmbito da infância e juventude protetiva; Reconhecer as adoções diretas e os mecanismos disponíveis para o Ministério Público quando as mesmas não estiverem de acordo com as disposições do ECA; Conhecer e auxiliar na implementação do programa de entrega voluntária em sua vara; Utilizar as ferramentas de estatísticas e relatórios disponíveis no SNA para fiscalizar os serviços de acolhimento, bem como a realização de audiências concentradas e reavaliações de acolhimento; Utilizar o SNA como ferramenta de apoio na propositura e andamento das ações no âmbito da infância e juventude; Fiscalizar as adoções realizadas pelo cadastro e de forma direta, além das vinculações, com a utilização do sistema de alertas disponível no sistema.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2118
Conteúdo programático:
MÓDULO TEÓRICO
Aula 1 – O papel do Ministério Público na Convivência Familiar Acolhimento e ADPF
Aula 2 – O papel do Ministério Público na Convivência Familiar – Adoção Direta e Entrega Legal
MÓDULO PRÁTICO
Aula 1 – Apresentação das estatísticas públicas, sistema de alertas, menu de crianças e
acolhimento
Aula 2 – Apresentação do menu pretendentes, incluído pré-cadastro e área de acesso,
serviços de acolhimento, guardas, adoções e cadastro de usuários
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.
Autoinstrucional
CURSOS - 2º SEMESTRE 2024 | OUVIDORIA
Carga horária: 10h/a
Objetivo: O curso Reflexões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados tem por objetivo proporcionar uma discussão crítica sobre a legislação de proteção de dados pessoais, debatendo questões atuais e seus desafios. No curso, são retomados alguns conceitos, princípios fundamentais e a função da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além de promover uma reflexão sobre a relevância e amplitude do significado do tratamento de dados na sociedade contemporânea, em especial quando tratados em amplo volume como se observa atualmente.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2122
Conteúdo programático:
O conteúdo foi estruturado em 5 tópicos:
Topico 1: O que significa proteger “dados pessoais” e quais são os conceitos mais
importantes para compreender esse novo direito?
Tópico 2: Por que a proteção de dados é essencial para a proteção da democracia?
Tópico 3: Proteção de dados e a pandemia Covid-19.
Tópico 4: Quais são os princípios gerais do direito à proteção de dados no Brasil?
Tópico 5: A função da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Servidores e colaboradores dos Órgãos do Poder Judiciário, em especial, aos que atuam em Ouvidorias Públicas, mas pode ser realizado por qualquer pessoa interessada no tema.
Autoinstrucional
Carga horária: 10h/a
Objetivo: Essa capacitação tem o objetivo de refletir sobre a importância dos serviços públicos na vida cotidiana, além de tratar dos direitos e dos deveres dos usuários dos serviços públicos, aprofundando questões pertinentes à adoção de ferramentas tecnológicas, à simplificação e à desburocratização dos serviços públicos, bem como à Carta de Serviços ao Usuário.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2124
Conteúdo programático:
O conteúdo foi estruturado em dois tópicos: – Serviços públicos: definições e importância; e – Usuários dos serviços públicos.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 10h/a
Objetivo: O curso Aprofundamento em Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública tem por objetivo proporcionar uma discussão crítica sobre transparência na administração pública, debatendo questões atuais e seus desafios. Além do histórico de implementação da Lei n. 12.527/2011, são retomados alguns conceitos e princípios fundamentais, de forma a promover uma reflexão sobre a relevância do tema para a construção do estado democrático de direito.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2123
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Democracia, controle social, acesso à informação e
transparência pública
Módulo 2 – Princípios estruturantes da Lei de Acesso à Informação
Módulo 3 – Objeto do direito de acesso à Informação
Módulo 4 – Restrições ao direito de acesso a informações públicas
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Servidores e colaboradores dos Órgãos do Poder Judiciário, em especial, aos que atuam em Ouvidorias Públicas, mas pode ser realizado por qualquer pessoa interessada no tema.
Autoinstrucional
Carga horária: 20h/a
Objetivo: Capacitar servidores e colaboradores do Poder Judiciário, e demais interessados para atuarem em Ouvidorias ou em áreas afins. O curso visa repassar os fundamentos da Ouvidoria Pública, em especial os das Ouvidorias do Poder Judiciário, abordando os aspectos básicos relacionados a sua gestão e o desenvolvimento das suas atividades.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2121
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Fundamentos e Atuação da Ouvidoria Pública
Módulo 2 – Atendimento ao cidadão nas Ouvidorias Públicas
Módulo 3 – A utilização de Ferramentas Gerenciais e Tecnológicas
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Servidores e colaboradores dos Órgãos do Poder Judiciário, em especial, aos que atuam em Ouvidorias Públicas, mas pode ser realizado por qualquer pessoa interessada no tema.
Autoinstrucional
Carga horária: 20h/a
Objetivo: Capacitar servidores e colaboradores do Poder Judiciário para atuarem em Ouvidorias ou em áreas afins desenvolvendo atividades relacionadas à fiscalização, monitoramento e avaliação das ações governamentais, bem como a elaboração e implementação de políticas e gastos públicos.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2119
Conteúdo programático:
Unidade 1 – Introdução e conceitos básicos
Unidade 2 – Controle institucional
Unidade 3 – Controle social e cidadania I
Unidade 4 – Controle social e cidadania II
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Servidores e colaboradores dos Órgãos do Poder Judiciário, em especial, aos que atuam em Ouvidorias Públicas, mas pode ser realizado por qualquer pessoa interessada no tema.
Autoinstrucional
Carga horária: 10h/a
Objetivo: O curso tem como objetivo preparar os profissionais que atuam em Ouvidorias, em especial as do Poder Judiciário, para a realidade cotidiana do atendimento de pessoas em sofrimento mental e integrar a Certificação em Ouvidoria no âmbito do Poder Judiciário Brasileiro.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2127
Conteúdo programático:
Módulo 1 – A função das ouvidorias e a relação com o público atendido.
Módulo 2 – Acolhimento no atendimento humanizado e singularizado. Saúde mental e inclusão social.
Módulo 3 – Casos sensíveis e complexos: como acolher e atender as demandas. Escuta qualificada, identificação de demandas, trabalho coletivo e atuação em rede.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: Servidores e colaboradores dos Órgãos do Poder Judiciário, em especial, aos que atuam em Ouvidorias Públicas, mas pode ser realizado por qualquer pessoa interessada no tema.
Autoinstrucional
CURSOS - 2º SEMESTRE 2024 | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Carga horária: 16h
Objetivo: Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar o software Microsoft Power BI para análise de dados. Instalar, configurar, importar arquivos, relacionar bases de dados, trabalhar com esses dados, criar medidas personalizadas e relatórios interativos. Ao final do curso o participante deverá demonstrar capacidade no uso do Microsoft Power BI para realizar tarefas de análise de dados, tais como: leitura, tratamento e organização de dados para análise e manipulação de dados usando medidas, colunas calculadas e dashboards.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2117
Conteúdo programático:
Módulo I – Apresentação ao Power BI
Módulo II – Transformação de dados
Módulo III – Linguagem M e DAX
Módulo IV – Formatação condicional de tabelas; e Hierarquia e segmentação de dados
Módulo V – Construção de dashboards para aplicativo móvel e Publicação de relatórios no ambiente web.
Pré-requisitos: Recomenda-se que o cursista tenha conhecimentos em Excel básico.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 40h
Objetivo: Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar o software R de computação estatística e gráficos para planejar, construir e implantar dashboards baseados em {shiny} e produzir relatórios dinâmicos de análise de dados com {rmarkdown}. Ao final do curso o participante será capaz de confeccionar gráficos, tabelas, relatórios, planejar, construir e implantar dashboards que exibam métricas/indicadores e visualizações de dados, permitam download de relatórios/arquivos e upload de dados ou conexão com bancos de dados.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2142
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Apresentação do curso
Módulo 2 – Tipos de inputs para usar em aplicações Shiny
Módulo 3 – Layouts para disposição de elementos
Módulo 4 – Mais opções para personalização da aparência
Módulo 5 – Upload e download de arquivos
Módulo 6 – Conexão com Google Planilhas
Módulo 7 – Linguagens de marcação
Módulo 8 – Recursos do RMarkdown
Módulo 9 – Modelos de documentos em RMarkdownSites usando RMarkdown
Módulo 10 – Alternativas para implantação de aplicações
Pré-requisitos: Recomenda-se que o cursista tenha conhecimento intermediário em R. Requisitos Técnicos: Computador com acesso à internet. Permissão para instalar programas.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 40h
Objetivo: Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar o software MS Excel para a análise de dados. Realizar tarefas de ingestão, tratamento e organização de dados, manipulação e análise de dados com estatística descritiva e construção de gráficos.
Ao final do curso o participante deverá demonstrar capacidade no uso do MS Excel para realizar tarefas de leitura, tratamento e organização de dados para análise, manipulação e análise dos dados usando métodos de estatística descritiva e gráficos.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2146
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Apresentação do curso
Módulo 2 – Tipos de inputs para usar em aplicações Shiny
Módulo 3 – Layouts para disposição de elementos
Módulo 4 – Mais opções para personalização da aparência
Módulo 5 – Upload e download de arquivos
Módulo 6 – Conexão com Google Planilhas
Módulo 7 – Linguagens de marcação
Módulo 8 – Recursos do RMarkdown
Módulo 9 – Modelos de documentos em RMarkdownSites usando RMarkdown
Módulo 10 – Alternativas para implantação de aplicações
Pré-requisitos: Computador com acesso à internet. Permissão para instalar programas.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 40h
Objetivo: Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar o software MS Excel para a análise de dados. Realizar tarefas de ingestão, tratamento e organização de dados, manipulação e análise de dados com estatística descritiva e construção de gráficos.
Ao final do curso o participante deverá demonstrar capacidade no uso do MS Excel para realizar tarefas de leitura, tratamento e organização de dados para análise, manipulação e análise dos dados usando métodos de estatística descritiva e gráficos.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2184
Conteúdo programático:
Módulo 1 – A era do Big Data e Analytics
Módulo 2 – Tipos de estudos
Módulo 3 – Importância da estatística descritiva e exploratória
Módulo 4 – Tabelas de dupla entrada
Módulo 5 – Introdução a probabilidade
Módulo 6 – Estimação pontual e intervalar
Módulo 7 – Componentes de um teste de hipóteses
Módulo 8 – Comparando dois grupos
Módulo 9 – Tabelas de contingência
Módulo 10 – Relacionamentos lineares
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Requisitos Técnicos: Computador com acesso à internet. Permissão para instalar programas.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 10h
Objetivo: O uso de IA no poder judiciário ocorre de diferentes formas, sendo a plataforma SINAPSES um exemplo bem prático. Nesse sentido, o SINAPSES tem como objetivo aplicar inovação e tecnologia, utilizando IA e Análise de Dados em serviços do Judiciário. O SINAPSES promove um mercado de modelos de IA
funcionando como um facilitador ao manter e viabilizar acesso a diferentes modelos. Permite que cada tribunal construa seus próprios modelos, bem como possibilita que esses modelos sejam compartilhados e/ou consumidos por outros tribunais. O presente curso tem, portanto, o objetivo de habilitar o(a) cursista a entender conceitualmente o que são modelos de Inteligência Artificial (IA), como podem ser construídos e os ganhos que podem ser obtidos a partir de suas aplicações no Poder Judiciário. Ao final, o(a) cursista deverá ser capaz de:
a) Entender os conceitos de Machine Learning quanto à definição, construção e uso de modelos; b) Identificar e propor oportunidades, percebendo as formas de uso da Inteligência Artificial em seu tribunal a partir dos cases apresentados ao longo do curso; e c) Criar e incentivar iniciativas locais de emprego da Inteligência Artificial no judiciário, visando o aprimoramento do funcionamento do seu tribunal.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2185
Conteúdo programático:
Módulo 1: Introdução à Inteligência Artificial e à Construção de Modelos
• Introdução à Inteligência Artificial no mundo e no Judiciário Brasileiro;
• Subáreas da Inteligência Artificial; e
• Introdução à Machine Learning e à Construção de Projetos.
Módulo 2: A plataforma SINAPSES e sua História
• A plataforma SINAPSES;
• História do SINAPSES; e
• História do SINAPSES – TJRO.
Módulo 3: Como Estruturar um Projeto de Inteligência Artificial no Poder
Judiciário
• Como Estruturar um Projeto de Inteligência Artificial no SINAPSES;
• Etapas de Criação de um Modelo de Inteligência Artificial;
• Criação de Modelos de Inteligência Artificial;
• Como Estruturar um Projeto de Inteligência Artificial – TJRO;
• Viabilizando o SINAPSES – TRE-BA; e
• Viabilizando o SINAPSES – TJBA.
Módulo 4: Sistemas de Inteligência Artificial desenvolvidos por Tribunais
Brasileiros
• Modelos SINAPSES – Janus (TRE-BA);
• Comunidades – Janus (TRE-BA);
• Modelos SINAPSES – Sofia (TJBA);
• Comunidades – Sofia (TJBA);
• Modelos SINAPSES – Elis (TJPE);
• Comunidades – Elis (TJPE); e
• Modelos SINAPSES – Sophia (TRE-SP).
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Carga horária: 40h
Objetivo: Proporcionar ao(à) aluno(a) conhecimento teórico e prático referente aos principais métodos de aprendizado de máquina não supervisionados e supervisionados. Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar o software R e/ou Python para implementação de algoritmos de aprendizado de máquina.
Ao final do curso o participante deverá demonstrar capacidade para realizar tarefas, tais como: análise de agrupamento e redução de dimensionalidade, regressão e classificação.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2180
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Conceitos iniciais, Histórico e Aplicações
Módulo 2 – Análise de agrupamentos: k-médias Definição, algoritmo, avaliação da escolha do número de grupos
Módulo 3 – Redução de dimensionalidade: PCA e t-SNE Definição. Métodos de análise de componentes principais e incorporação de vizinho estocástico distribuído em T
Diferenças entre os métodos
Módulo 4 – Classificação: Regressão Logística Introdução à Classificação. Modelo de Regressão Logística Medidas de Desempenho. Métodos de Validação
Módulo 5 – Classificação: KNN e Árvores de Decisão Algoritmos KNN, ID3 e C4.5.
Tunagem
Módulo 6 – Classificação: Redes Neurais Origem. Perceptron e Multilayer Perceptron.
Gradiente Estocástico. Backpropagation
Módulo 7 – Regressão: Regressão Linear Introdução à Regressão. Modelo de Regressão
Múltipla e Regressão Polinomial
Módulo 8 – Regressão: CART Árvores de Regressão e Classificação
Módulo 9 – Regressão: KNN e Redes Neurais Adaptação KNN e Redes Neurais para regressão
Módulo 10 – Métodos ensemble: Florestas Aleatórias Bagging. Florestas Aleatórias.
Tunagem
Pré-requisitos: Computador com acesso à internet. Permissão para instalar programas
Autoinstrucional
Carga horária: 16h
Objetivo: Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar o software R de computação estatística e gráficos para análise de dados. Isso corresponde a realizar tarefas de importação, tratamento e organização de dados, manipulação e análise de dados com estatística descritiva e construção de gráficos.
Ao final do curso o participante será capaz de instalar e configurar o ambiente para análise de dados com R, instalar e gerir pacotes, importar, manipular dados, confeccionar, interpretar e exportar gráficos, aplicar e interpretar medidas resumo numéricas, exportar resultados de análise.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2155
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Ambientação ao R
Instalação e configuração do ambiente R
Instalação e tour pela RStudio IDE
Outras IDEs para trabalhar com R
Instruções e comentários e uso REPL
Atribuição, espaço de trabalho e diretório de trabalho
Arquivos da linguagem R (.R, .Rprofile, .Rhistory, .RData, etc)
Instalação e inspeção de pacotes
Acesso à documentação
Módulo 2 – Aritmética básica
Operações matemáticas (+, -, *, /, ^)
Operações de comparação (<, <=, ==, !=, >=, >)
Operadores lógicos (&, &&, |, ||, !)
Tipos e classes para vetores (int, dbl, fct, chr, lgl)
Predicados lógicos (is.*) e conversões (as.*)
Criação de vetores e manipulação de vetores
Seleção por indexação e condicional
Aritmética entre vetores e regra da reciclagem
Funções matemáticas (log, exp, sin, …, round, floor, ceiling, mod)
Funções estatísticas (mean, median, sd, min, max, etc)
Módulo 3 – Estruturas de programação e funções
Estruturas de controles (if-else, switch)
Estruturas de repetição (for, while, repeat, next/break)
Componentes de uma função (nome, argumentos, corpo,
retorno, namespace)
Argumentos, valores padrão, dots e escopo
Definição de funções
Tratamento de exceções (stop, warning, message, try)
Módulo 4 – Importação de dados
Estruturas de dados (vetor, matriz, lista e data.frame)
Operações com listas
Importação pela entrada padrão (scan()) e clipboard
Leitura de arquivos de campos delimitados (tsv, csv) e comprimento fixo (fwf)
Argumentos para encoding, comentários, aspas, datas,
valores ausentes, etc
Inspeção das dimensões, atributos e estrutura
Conversões de tipo de valor, transformações e medidas
resumo
Módulo 5 – Visualização de dados
O ecossistema tidyverse
Importação com {readr}
A gramática dos gráficos do {ggplot2}
Gráficos para exibir a distribuição (barras, setores, histograma, ecdf, densidade)
Gráficos para exibir a relação (dispersão, séries, barras, mosaico, spider, etc)
Análise exploratória ágil com {visdat}, {DataExplorer}, {skimr}, etc
Módulo 6 – Arrumação e conciliação de dados
O formato tidy
Separação e concatenação de campos (separate(), unite())
Valores ausentes (replace_na(), fill_na())
Pivotagem (pivot_longer() e pivot_wider())
Renomear variáveis (rename())
Mudar ordem das colunas (rellocate())
Concatenação (bind_rows(), bind_cols())
Junção de tabelas (*_join())
List columns (nest(), unnest())
Módulo 7 – Transformação e agregação de dados
Os principais verbos do {dplyr}
Ordenação de registros (arrange())
Filtro de registros (filter())
Seleção de variáveis (select(), select_if(), select_at())
Transformação de variáveis (mutate(), mutate_at(), mutate_if(), mutate_all())
Agregação (summarise(), _if(), _at(), _all())
Operações de transformação por estrato (group_by(), group_split(), etc)
Aplicações: estratificação por ano, mês, semana, etc
Módulo 8 – Manipulação de datas, strings e fatores
Formatos para variáveis de data (data, data-hora, duração, etc)
Extrações de componentes: dia, mês, ano, hora, dia da semana, etc
Uso de defasagens em datas (lag(), lead())
Detecção de padrões em strings (grep(), str_detect())
Extração e substituição de padrões (gsub(), str_replace())
Operações com fatores: reordenação, rotulação, mesclar níveis
Módulo 9 – Estimação e testes de hipótese
Intervalo de confiança para a média e proporção
Teste de hipótese para média, mediana e proporção (z, t, t-pareado, não paramet.)
Teste de hipótese para a variância
Teste de hipótese para tabelas de contingência
Teste de hipótese para a correlação
Análise de variância (ANOVA)
Módulo 10 – Análise de regressão linear simples
Especificação, ajuste e interpretação de regressão linear simples
Análise diagnóstica (falta de ajuste, homocedasticidade, normalidade, pontos influentes)
Medidas corretivas (transformação Box-Cox, uso de polinômios) Intervalo de confiança e de predição
Pré-requisitos: Computador com acesso à internet. Permissão para instalar programas
Autoinstrucional
Carga horária: 40h
Objetivo: Habilitar o(a) aluno(a) a utilizar a linguagem de programação Python para análise de dados. Realizar tarefas de leitura (entrada), processamento (tratamento e organização), manipulação e análise de dados com estatística descritiva e construção de gráficos simples.
Ao final do curso, o participante terá adquirido conhecimentos básicos sobre programação, será capaz de instalar e configurar seu próprio ambiente para programação e análise de dados com Python, importar e manipular dados em formatos textuais e estruturados, confeccionar e exportar gráficos, e salvar resultados de análises em arquivos.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2154
Programa: Introdução ao Python; Funções; Entrada e Saída de Dados (linha de comando, argumentos, arquivos); Estruturas de dados (arrays, tuplas, listas e dicionários);
Manipulação de strings; Bibliotecas/módulos padrão e suas funções; Numpy; Pandas;
Visualização de Dados
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Ambientação ao Python
Módulo 2 – Expressões lógicas: comparações de valores, operadores lógicos e estruturas de controle
Módulo 3 – Criação de funções: parâmetros e retornos
Módulo 4 – Estruturas de dados padrão do tipo chave-valor: dicionários
Módulo 5 – Manipulação de cadeias de caracteres (strings)
Módulo 6 – Introdução ao numpy
Módulo 7 – Operações lógicas em vetores numpy
Módulo 8 – Introdução ao Pandas
Módulo 9 – Adição, remoção e alteração de colunas.
Módulo 10 – Introdução ao Seaborn
Pré-requisitos: Recomenda-se que o cursista tenha conhecimentos em informática intermediária (instalar softwares e executar comandos em terminais) e estatística básica (média, desvio padrão, etc).
Requisitos Técnicos: Computador com acesso à internet. Permissão para instalar programas.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Autoinstrucional
Carga horária: 16h
Objetivo: O curso tem como objetivo explorar os conceitos atualizados de governança institucional, judicial e digital, e apresentar suas evoluções e os seus instrumentos, observando a capacidade de criação de valor atingida através da utilização de boas práticas de Governança. Além de abordar a operação destes modelos, dentro do contexto do modelo de governança negocial digital instituído no CNJ.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2147
Conteúdo programático: UIA 1 – Conceitos, Histórico, Modelos e Casos de Governança Judicial Digital
1. Programa de curso;
2. Visão geral de Governança Riscos e Compliance (GRC);
3. Visão geral sobre governança judicial;
4. Visão Geral Governança Digital;
5. O ambiente de Governança de TI do Poder Judiciário e CNJ
UIA 2 – Arcabouço do Modelo de Governança Negocial Digital do CNJ
1. Papel CNJ na Transformação Digital do Poder Judiciário;
2. Premissas para a Governança e Gestão Digital Judiciária;
3. O Modelo de Governança e de Gestão Negocial das Soluções de TI e Serviços Digitais
providas pelo CNJ.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O público-alvo principal do curso são os Gestores Negociais, Técnicos e Instâncias de Governança que atuam diretamente com serviços digitais, e todos os servidores que de alguma forma são impactados pelos serviços digitais.
Autoinstrucional
Carga horária: 20h
Objetivo: Fornecer maior domínio da ferramenta Microsoft Outlook.
Conteúdo programático: 1 – Contatos e catálogo de endereços
2 – Utilizando correio eletrônico
3 – Interface do Microsoft Outlook
4 – Utilizando o módulo de calendário
5 – Trabalhando com tarefas no Outlook
6 – Trabalhando com mensagem de e-mail
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2128
Autoinstrucional
Carga horária: 10h
Objetivo: Fornecer maior domínio da ferramenta Microsoft Planner.
Conteúdo programático:
1 – Como criar um plano, adicionar pessoas e buckets ao seu plano.
2 – Como exibir e acompanhar um plano.
3 – Como gerenciar tarefas no Planner.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2130
Autoinstrucional
Carga horária: 30h
Objetivo: Fornecer maior domínio da ferramenta Microsoft PowerPoint.
Conteúdo programático:
1 – Identificação do curso.
2 – Planejando apresentações.
3 – Área de trabalho do PowerPoint.
4 – Operações com documentos.
5 – Modos de exibição.
6 – Operação com slides.
7 – Formatando imagens, vídeos e áudio.
8 – Formatação e design de slides.
9 – Formatando apresentação.
10 – Painel de animação.
11 – Manipulando elementos especiais de texto.
12 – Ferramentas de apresentação de slides.
13 – Comentários.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2137
Autoinstrucional
Carga horária: 30h
Objetivo: Fornecer maior domínio da ferramenta Microsoft Word.
Conteúdo programático:
1 – Identificação do curso
2 – Área de trabalho do Microsoft Word
3 – Operações com documentos
4 – Formatação de texto
5 – Formatação de páginas
6 – Design de documentos
7 – Manipulando elementos especiais de textos
8 – Inserindo elementos gráficos
9 – Inserindo e formatando tabelas
10 – Estilos índices e referência cruzada.
11 – Controlando e revisando alterações no Word
12 – Verificar ortografia e gramática no Office.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2141
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Carga horária: 20h
Objetivo: Fornecer maior domínio da ferramenta Microsoft Teams.
Conteúdo programático:
1 – O que é o Microsoft Teams?
2 – Fazer chamadas com vídeo e de voz por meio de um chat
3 – Como criar chats em grupo no Microsoft Teams
4 – Como personalizar e gerenciar sua equipe
5 – Como criar uma equipe no Microsoft Teams
6 – Como criar um canal em uma equipe do Teams
7 – Como fixar e desafixar um canal dentro de uma equipe no Teams
8 – Como agendar uma reunião
9 – Como realizar uma reunião no Microsoft Teams e gravar
10 – Como alterar a minha imagem de fundo
11 – Como compartilho minha tela/ apresentação em uma reunião?
12 – Como verificar quem está participando de uma reunião
13 – Qual a diferença do perfil de organizador para o perfil de participante?
14 – Como desabilitar as notificações no Microsoft Teams
15 – Adicionar uma guia
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Público-alvo: O curso é destinado a servidores públicos e a sociedade em geral.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2139
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Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2116
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2179
CURSOS - 2º SEMESTRE 2024 | CURSOS GERENCIAIS
Carga horária: 24h
Objetivo: O curso objetiva habilitar o(a) gestor(a) a compreender conceitos, normativos, desafios e perspectivas da gestão de ética, integridade e compliance, bem como discutir noções de governança pública, levando-o(a) a conhecer alguns modelos já utilizados, e capacitá-lo(a) a entender o funcionamento de um sistema de integridade aplicado ao Poder Judiciário. Para isto serão abordadas as legislações que versam sobre o tema ou que induziram a edição das demais regulamentações. Como suporte ao Ensino Remoto, será utilizada a infraestrutura da plataforma moodle do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD). Serão observados os seguintes detalhes sobre os procedimentos didáticos no período de vigência do curso, conforme itens abaixo.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2172
Módulo 1: Introdução aos Sistemas de Integridade e Compliance para o Poder
Judiciário
Disciplina 1: Sistemas de integridade e governança
• Ética, integridade e compliance;
• Sistemas de integridade e compliance;
• Integridade Pública;
• Governança Pública e boas práticas.
Disciplina 2: Legislações e normativas estruturantes
• Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção;
• Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
• Recomendação do Conselho da OCDE sobre Integridade Pública;
• Noções introdutórias das normas sobre integridade e compliance no âmbito nacional.
Módulo 2: Operação de canais de denúncia e melhores práticas de transparência
ativa e passiva
Disciplina 1: Canais de denúncias e a sua operacionalização
• Contextualização dos canais de denúncia do Poder Judiciário
Legislação e normativas sobre canais de denúncia
• Operacionalização de canais de denúncias nos sistemas de integridade do Poder
Judiciário
Disciplina 2 – Transparência Ativa e Passiva e Acesso à Informação
• A transparência e o Acesso à Informação na Administração Pública brasileira
• Visão geral do referencial normativo da Transparência e do acesso à informação na Administração Pública brasileira
• Transparência Ativa no Judiciário
• Transparência Passiva no Judiciário
Módulo 3: Integridade na relação com terceiros e gestão de pessoas
Disciplina 1 – Ética, padrões de conduta e gestão de riscos na relação com terceiros
• Conduta ética no Poder Judiciário
• Normas de conduta e consequências de sua violação
• Gestão de riscos em relação a terceiros
• Gerenciamento de riscos e monitoramento
Disciplina 2 – Gestão de pessoas no âmbito da integridade e do compliance
• Gestão de pessoas e os objetivos de desenvolvimento sustentável
• Gestão de pessoas na Administração Pública brasileira
• Gestão de pessoas no Poder Judiciário
• Elementos fundamentais da gestão de pessoas conexos aos sistemas de integridade
Módulo 4: Estruturação de um Sistema de Integridade e Compliance para o Poder Judiciário
Disciplina 1: Composição e estrutura mínima para implementação de um sistema de Integridade e Compliance para o Poder Judiciário – parte 1
• Conselho Nacional de Justiça e seu papel regulamentar quanto à ética e integridade no Poder Judiciário
• Resolução nº 410 do Conselho Nacional de Justiça
Disciplina 2: Composição e estrutura mínima para implementação de um sistema de Integridade e Compliance para o Poder Judiciário – parte 2
• Eixos estruturantes, diretrizes e elementos fundamentais dos sistemas de integridade
• Comitê de integridade do Poder Judiciário (CINT)
Pré-requisitos: Os requisitos técnicos necessários para cursar a capacitação são:
• Computador, tablet e/ou celular capaz de acessar a plataforma
moodle do CEAJUD; e
• Conexão de internet.
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Carga horária: 15h
Objetivo: O curso “Princípios Básicos de Integridade e Compliance para o PoderJudiciário” objetiva conscientizar o corpo funcional do Poder Judiciário sobre os conceitos de ética, integridade e compliance, os riscos à integridade e a estruturação de programas de integridade.
Como suporte ao Ensino Remoto, será utilizada a infraestrutura da plataforma moodle do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD).Serão observados os seguintes detalhes sobre os procedimentos didáticos no período de vigência do curso, conforme itens abaixo.
Link de acesso: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2174
Conteúdo programático:
Módulo 1 – Introdução aos Conceitos de Integridade e Compliance
Disciplina 1: Integridade, Compliance e tica para o Poder Judiciário
• Definições de Integridade, ética e Compliance aplicadas ao Poder Judiciário;
• Eixos estruturais dos Sistema de Integridade;
• Reflexões práticas sobre integridade, compliance e ética no Poder Judiciário.
Disciplina 2: Desenvolvimento histórico-normativo dos Programas de
Integridade
• Desenvolvimento histórico-normativo dos Programas de Integridade: Visão
internacional;
• Desenvolvimento histórico-normativo dos Programas de Integridade:Visão nacional.
Módulo 2 – Situações de Riscos para a Integridade e Compliance
Disciplina 1: Riscos para a Integridade e Compliance
• Noções gerais de riscos nas organizações públicas;
• Aspectos introdutórios às categorias de riscos;
• Contexto prático de situações de risco no âmbito do Poder Judiciário.
Disciplina 2: Conflitos de Interesses, Nepotismo e outros Riscos
• Conflitos de Interesse na atividade pública;
• Nepotismo;
• Outras situações de riscos ao Sistema de Integridade do Poder Judiciário.
Módulo 3 – Sistemas de Integridade e Compliance
Disciplina 1: Sistemas de Integridade e o seu Funcionamento
• Sistemas de integridade e a prevenção da corrupção no Poder Judiciário;
• Eixos de Estruturação dos Sistemas de Integridade no Poder Judiciário;
• Diretrizes e Pilares para implementação dos Sistemas de Integridade no contexto do Poder Judiciário;
• Contexto prático (cases) de implementação de Sistemas de Integridade e Compliance no Poder Judiciário brasileiro.
Disciplina 2: Padrões de Conduta, Transparência, Canal de Denúncias e Gestão de Riscos
• Estruturação do Código de Ética e Conduta;
• Transparência como elemento fundamental dos Sistemas de Integridade do Poder Judiciário;
• Canais de denúncias;
• Gestão de riscos nos Sistemas de Integridade do Poder Judiciário
Pré-requisitos:
• Computador, tablet e/ou celular capaz de acessar a plataforma
moodle do CEAJUD; e
• Conexão de internet
Autoinstrucional
Conteúdo de Responsabilidade do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (CEAJUD)
E-mail: ceajud@cnj.jus.br
Telefone: (61) 2326-5090