Siga o CNJ Flickr Facebook Twitter Youtube Instagram RSS

Censo do Poder Judiciário

Censo do Poder Judiciário

O que é o Censo do Poder Judiciário?

O Censo do Poder Judiciário é a primeira pesquisa destinada a traçar o perfil de magistrados e servidores de todos os tribunais e conselhos que compõem o Judiciário Brasileiro.

Quais são seus principais objetivos?

Frente à crescente necessidade do Poder Judiciário e da sociedade por informações, a pesquisa supre uma lacuna histórica por dados detalhados acerca das características pessoais e profissionais de magistrados e servidores, além de apresentar-se como uma oportunidade inédita de correlacionar tais informações às opiniões e avaliações das políticas e demais aspectos das carreiras e do modus operandi dos diversos tribunais brasileiros.

                Quem respondeu ao censo?

64% dos magistrados (quase 11 mil) e 60% dos servidores (mais de 170 mil) de todos os 94 tribunais e conselhos responderam ao Censo.

                Como foi realizado?

Durante alguns meses de 2013, todos os magistrados e servidores espalhados pelo Brasil tiveram a oportunidade de responder aos questionários eletrônicos, de modo independente e sigiloso, para que o CNJ pudesse retratar da melhor forma possível quem são e o que pensam os integrantes do Poder Judiciário.

Os altos índices de participação são o resultado do empenho direto de mais de 400 juízes e servidores componentes das Comissões do Censo, nomeados para auxiliarem na pesquisa em cada um dos tribunais brasileiros.

                Quais dados estão disponíveis?

Já estão disponíveis três tipos de relatórios:

 

Vetores Iniciais e Dados Estatísticos - VIDE

O relatório apresenta dados estatísticos com as principais características pessoais, profissionais e com as opiniões presentes no censo de magistrados e servidores. Não há análises dos dados, mas apenas os principais números que, sempre que possível, detalham os distintos ramos de Justiça.

 

 

 

Relatórios por Tribunal

Metodologia dos relatórios por Tribunal

Os 138 relatórios por tribunal apresentam os principais dados estatísticos de cada um dos tribunais e conselhos que compõem o Poder Judiciário.

Por serem mais detalhados, os relatórios por tribunal dos magistrados não foram apresentados para aqueles tribunais com poucos magistrados, como os Tribunais Superiores e os Conselhos Superiores. Como cada magistrado só poderia responder a pesquisa apenas uma vez, nos Tribunais Eleitorais os dados dos magistrados são apenas daqueles da classe dos juristas. Os juízes estaduais e federais que acumulam a função eleitoral responderam sempre por seus tribunais de origem. Em vista do reduzido número de juízes eleitorais da classe dos juristas, nestes relatórios apenas constarão as informações dos servidores.

 

   --------------------------------------------------------------------------------

Série Temática

As séries temáticas tratam dos assuntos mais relevantes para auxiliar as ações estratégicas e as políticas judiciárias. São textos com aprofundamentos e recomendações, úteis para todos os setores dos tribunais com interesse em utilizar as informações e conclusões possíveis com base nos dados da pesquisa.

 

  

Série temática 1 - Percepções dos servidores sobre os desafios da gestão judiciária

 

SEPN 514, lote 9, Bloco D - Brasília/DF CEP: 70760-544 

Telefones - 55 61 2326-5000 Horário de atendimento ao público: das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.