O que é o Censo do Poder Judiciário?

O 2º Censo do Poder Judiciário visa trazer atualizações sobre o perfil de magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário brasileiro. Os resultados do Censo ajudam o CNJ a melhorar as ações e políticas voltadas aos(às) magistrados(as) e servidores(as).

O primeiro levantamento foi realizado há 10 anos atrás. Por meio do 1º Censo do Poder Judiciário foi possível ter um primeiro retrato de quem são os(as) magistrados(as) e servidores(as) que fazem o Poder Judiciário funcionar.

Quais são seus principais objetivos?

Passada uma década, o Poder Judiciário sofreu diversas transformações, novas políticas judiciárias foram implementadas, novos desafios foram atravessados e agora precisamos voltar a conhecer características pessoais e profissionais de magistrados(as) e servidores(as) e como essas se relacionam com opiniões e avaliações que fazem sobre as políticas e demais aspectos das carreiras e da forma com que se organizam os diversos tribunais brasileiros.

Quem irá responder ao censo?

Magistrados e magistradas, servidores e servidoras de todos os 94 tribunais e conselhos. Deverão responder apenas aqueles que se encontram ativos, e, no caso de servidores(as), estão incluídos os(as) cedidos(as) ou requisitados(as) para o Tribunal/Conselho, os(as) comissionados(as) sem vínculo e os(as) cedidos(as) ou requisitados(as) para outros órgãos da administração pública.

Como será realizado?

Até o dia 22 de setembro, todos os magistrados e servidores espalhados pelo Brasil terão a oportunidade de responder aos questionários eletrônicos, de modo independente e sigiloso.

Sobre o questionário

O 2º Censo Nacional voltado aos(às) Magistrados(as) possui quantas perguntas?

Até 70 perguntas, mas pode ser menor, conforme o perfil de cada magistrado(a). Os questionários solicitam informações sobre o tribunal/conselho em que atuam, além de informações funcionais, pessoais e sobre sua atuação no Poder Judiciário.

O 2º Censo Nacional voltado aos(às) Servidores(as) possui quantas perguntas?

Até 60 perguntas, mas pode ser menor, conforme o perfil de cada servidor(a). Os questionários solicitam informações sobre o tribunal/conselho em que atuam, além de informações funcionais, pessoais, sobre o teletrabalho e sobre sua atuação no Poder Judiciário.

O que conterá o questionário?

O questionário foi elaborado com perguntas sobre aspectos pessoais, funcionais e aspectos qualitativos da atuação no Poder Judiciário. Por meio dos questionários, servidores(as) e magistrados(as) poderão emitir sua opinião sobre as políticas de pessoal dos tribunais e também as ações de outras instituições e atores do Poder Judiciário.

O CNJ poderá saber quem respondeu às perguntas?

Está garantido o sigilo das informações e o cumprimento da Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD). E não haverá qualquer divulgação de dados individuais, mas apenas resultados agregados com base em resultados e dados estatísticos.