A Inteligência Artificial (IA) é uma das novas tecnologias utilizadas pelos tribunais brasileiros para promover celeridade e eficiência na rotina de profissionais do Poder Judiciário. A plataforma Sinapses é um exemplo disso. Ela armazena, distribui e conecta modelos de IA desenvolvidos por diferentes tribunais, que visam auxiliar o trabalho de magistrados e magistradas, servidores e servidoras.  

Para contribuir com a formação dos servidores no tema, o Programa Justiça 4.0 desenvolveu o curso Anotação de Dados para Modelos de Inteligência Artificial no Judiciário. Esta capacitação, on-line e autoinstrucional, explica o que é anotação de dados e quais são seus métodos e sua função na geração de modelos de IA. Além disso, discute a importância da qualidade dos dados: a necessidade de dados corretos, completos, válidos, relevantes e confiáveis para a geração de datasets para algoritmos de Machine Learning, bem como para uma gestão negocial orientada a dados. 

Durante o curso, são apresentados exemplos de projetos de tribunais e do CNJ/PNUD em parceria com universidades que realizaram anotação de dados. Ao final, são proporcionadas ao(à) cursista informações sobre recursos de anotação da plataforma Sinapses e novas abordagens de anotação baseadas em LLMs. 

Inscreva-se! Matrículas abertas no CEAJud. 

Por que fazer este curso?

O curso é destinado a magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário interessados em compreender o conceito de anotação de dados, os métodos de anotação e o papel dessa anotação na geração de modelos de Inteligência Artificial (IA).

Atividades 

Carga horária 

Estudo individual de conteúdo pré-aula 

1h 

Estudo individual em aula assíncrona 

5h 

Estudo individual pós-aula 

2h 

Atividades avaliativas 

2h 

Total 

10h