O que pode ser inserido

O uso da plataforma Git.jus pode se dar na forma de repositório exclusivo ou como replicador dos projetos nos repositórios de controle de versão dos tribunais ou de outras plataformas públicas ou privadas.

Podem ser inseridos projetos em qualquer fase de desenvolvimento, independentemente de seu estado de uso no órgão detentor da solução.

 A utilização da plataforma Git.jus não se restringe ao desenvolvimento de software, podendo ser utilizada para o acompanhamento e colaboração de qualquer projeto do Judiciário que possa se beneficiar de um sistema de versionamento de arquivos, a exemplo de modelos de documentos, controle de padrão visual, repositório de conhecimento, entre outros.

Será permitida a criação de níveis de acesso seguro e restrito a projetos e repositórios, dando-se preferência à disponibilização a toda a comunidade de desenvolvimento do Judiciário.

Os projetos que estabeleçam canais de comunicação, e aqueles que possam beneficiar outros poderes ou atores da sociedade, sempre que possível, deverão ser disponibilizados de forma pública.

Devem ser implementadas, com o auxílio da comunidade de usuários, rotinas automatizadas para indicação de potenciais falhas de segurança conhecidas ou de disponibilização de informações sigilosas nos códigos publicados, como senhas de acesso, chaves de encriptação, de maneira a conferir maior segurança ao repositório e seus projetos.

Modelo de projetos

Todos os projetos e conteúdos depositados no Repositório deverão conter:

  1. Nome do projeto;
  2. Projeto Slug: sempre iniciado com a sigla do Tribunal e, a seguir, separado por um traço (-) o nome do projeto;
  3. URL – utilizar o git-jus;
  4. Descrição: deve ser inserida a identificação do órgão de origem e resumo do projeto. Deve ainda ser informada licença de uso e compartilhamento dos dados e códigos publicados.

     

    Serão aceitas as licenças Creative Commons

    a) Atribuição-NãoComercial 
    b)Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual
    c)Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 

  5. O nível de Visibilidade será o interno ou privado, preferencialmente sendo disponibilização a toda a comunidade;
  6. Sempre Inicializar com um README.