BANNER PREMIO-680X130px

Na quarta edição do Prêmio Conciliar é Legal, magistrados, tribunais e sociedade civil puderam apresentar práticas autocompositivas originais, individuais ou em grupo, com resultados comprovados.

Nesta edição, o Prêmio contemplou práticas que se relacionavam com um dos dois temas: Justiça Consensual, Sociedade mais Satisfeita e Harmonizada e Eficiência das Estruturas da Conciliação e Mediação.

O Prêmio Conciliar é Legal busca identificar, disseminar e premiar as boas práticas que estejam contribuindo para aproximação das partes e efetivação da pacificação dos cidadãos, por meio do Poder Judiciário.

Esse prêmio faz parte da Semana Nacional de Conciliação, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais brasileiros.

Avaliação – Um grupo de juízes, destacado pelo Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação, do qual faz parte o CNJ, julgou os concorrentes pelos seguintes critérios: eficiência; restauratividade das relações sociais; criatividade; exportabilidade; satisfação do usuário; alcance social e desburocratização.

Categorias – Os participantes concorreram dentro das seguintes categorias: Tribunal Estadual; Tribunal Regional do Trabalho; Tribunal Regional Federal; Instrutores de Mediação e Conciliação e Sociedade Civil.

Também foram premiados os tribunais que apresentarem os melhores índices de pacificação durante a Semana Nacional de Conciliação, que ocorreu entre os dias 2 e 6 de dezembro, independentemente da inscrição de projetos.

Confira aqui a lista dos vencedores do IV Prêmio Conciliar é Legal.

Confira o regulamento desta edição.