Conhecer a macroatuação do CNJ, revelada nos seus macroprocessos principais, que indicam a geração de valor para o judiciário e para a sociedade é muito importante para manter vivo o sentido do trabalho de todos no Conselho.

Nesse sentido, a Cadeia de Valor evidencia a atuação prescrita na Constituição e nas ações impulsionadoras de Governança e Gestão para o Poder Judiciário que são desenvolvidas pelas unidades do CNJ.

As ações finalísticas do CNJ estão agrupadas em 14 macroprocessos. A maioria é direcionada à promoção da cidadania, do acesso à Justiça e da modernização do Judiciário.

Os macroprocessos definem, englobam e explicam as principais atribuições desempenhadas pelo Conselho. Além disso, envolvem, geralmente, mais que uma função na estrutura organizacional, evidenciando, de forma ampla, como o CNJ funciona.

A estrutura de Macroprocessos permite visão sistêmica e abrangente das macroatividades e da forma como o CNJ atua.

O conhecimento dos macroprocessos colabora para a integração entre operações, unidades administrativas e objetivos estratégicos, além de explicitar e missão organizacional.

 Clique e acesse o portal de macroprocessos.

É o instrumento que explicita os produtos e resultados gerados pelos macroprocessos a partir dos insumos. Estabelece a relação dos recursos utilizados com valores, benefícios, impactos gerados.

Cadeia de Valor Desdobrada

Cadeia de Valor Desdobrada é um diagrama criado para evidenciar os macroprocessos que dão suporte as atividades finalísticas do CNJ e subsidiará o desdobramento sistêmico dos processos de trabalho em mais níveis. São esses macroprocessos que dão apoio às atividades finalísticas realizadas para o Conselho atingir sua missão institucional.