Gestão da Qualidade
Carta horária: 10 horas
Ao final deste curso o aluno deverá ser capaz de:
1. Explicitar conceitos da qualidade no contexto atual das organizações públicas e privadas;
2. Distinguir as 4 (quatro) principais Eras da Qualidade;
3. Identificar o pensamento sistêmico nas organizações e analisar sua relação com o Poder Judiciário;
4. Estudar a Trilogia de Juran e o Programa 5 S;
5. Definir gerenciamento por diretrizes e as normas de gestão de qualidade e sua relação com o Poder Judiciário;
6. Distinguir as principais normas de qualidade;
7. Identificar os principais prêmios da qualidade;
8. Analisar a relação da qualidade como investimento;
9. Descrever o ciclo PDCA (planejar, fazer, verificar e agir);
10. Conhecer e definir as principais técnicas de gestão da qualidade;
11. Identificar situações e oportunidades de melhoria do ciclo de gestão.
12. Relacionar os conceitos e aplicações práticas das ferramentas da qualidade total;
13. Identificar potencial uso de dados estatísticos do Poder Judiciário;
Módulo 1 – Qualidade Total no Contexto do Pensamento Sistêmico
• Uma breve história da qualidade nas organizações;
• Introdução ao pensamento sistêmico;
• O Pioneiro Juran e sua Trilogia: Planejamento, Controle e Melhoria da Qualidade;
• Programa 5 S.
Módulo 2 – Qualidade Total: Programas, Normas e Especificações
• Gerenciamento pelas diretrizes e normas de gestão da qualidade;
• Prêmios da Qualidade;
• Crosby: Qualidade como Investimento;
• Reflexão: A qualidade como atendimento às especificações.
Módulo 3 – Qualidade Total: Uma Abordagem Gerencial
• Gestão como Melhoria Contínua (Kaizen);
• Empoderamento (empowerment);
• Melhores Práticas (benchmarking);
• Estoque Zero (Just in Time);
• Dr. Deming e Scholtes: o Ciclo PDCA x PDSA;
Módulo 4 – Ferramentas de Qualidade Total
• Ferramentas da Qualidade Total
• Desdobramento da Função Qualidade
• Pensadores Japoneses e a gestão visual
• Voltando aos conceitos de qualidade e seus custos
Pré-requisitos técnicos:
– Saber utilizar o navegador de internet, por exemplo, Google Chrome.
– Leitor de documentos PDF, por exemplo, Adobe Reader. Para obter a última versão do Adobe Reader, acesse o site: http://www.adobe.com/br/products/reader.html
– Aplicativo Adobe Flash Player. Para obter a última versão do Adobe Flash Player, acesse o site:http://get.adobe.com/br/flashplayer/
Atenção: Mantenha esses softwares e aplicativos sempre atualizados para visualizar adequadamente o conteúdo do curso.
O curso será realizado na modalidade a distância e no formato autoinstrucional, ou seja, sem a presença de um tutor.
O curso está dividido em quatro módulos e a avaliação final. A cada semana, um módulo é aberto. Fique atento ao cronograma de atividades de sua turma.
Para avançar no curso, e ter acesso ao módulo seguinte, é necessário fazer o questionário avaliativo do módulo em curso e obter nota de pelo menos 70% na atividade avaliativa.
As atividades de aprendizagem estão distribuídas entre conteúdos interativos, textos, vídeos temáticos e questionários avaliativos.
Contamos ainda com um “Fórum de interação” no qual o estudante poderá interagir e trocar mensagens com os demais participantes do curso. A participação neste fórum é facultativa.
Declaração de conclusão
Será considerado aprovado o estudante que obter nota de pelo menos 70% em cada uma das atividades avaliativas.
A emissão da declaração será feita pelo próprio aluno no ambiente do curso.